Educadores mineiros participam de Greve Nacional em Brasília

• 21/03/2014

Mais de 2.500 trabalhadores da educação, entre professores e funcionários da rede pública de todo o país participaram em Brasília, na quarta-feira (19/03), das atividades do último dia da Greve Nacional da Educação, organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) com participação de várias entidades sindicais e estudantis. No terceiro dia de paralisação a concentração foi em frente ao Palácio do Planalto, depois de uma marcha pela Esplanada dos Ministérios.

De Minas Gerais, oito ônibus seguiram em caravana para Brasília vindos das regiões do Vale do Aço, Sul de Minas, Triângulo Mineiro, Norte de Minas e das cidades de Unaí, Patos de Minas Belo Horizonte, Teófilo Otoni e Governador Valadares levando cerca de 400 trabalhadores da educação.

O protesto foi pela valorização do educador e a garantia de uma escola pública de qualidade. Os profissionais de educação exigem cumprimento da lei do piso, carreira e jornada para todos os trabalhadores, investimento dos royalties de petróleo em valorização, votação imediata do Plano Nacional de Educação, destinação de 10% do PIB para a educação pública, e lutam contra a proposta dos governadores de reajuste do piso e contra o uso do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) como base para correção.

Para a Secretária da CNTE e também diretora do Sind-UTE/MG, Marilda de Abreu Araújo, o movimento foi forte e muito significativo em todo o Brasil. “Para além das pautas regionais, várias mazelas da educação são comuns em todo o País e os educadores, juntamente com o apoio da comunidade escolar (pais e alunos), estão registrando nos estados da Confederação esta insatisfação, numa luta coletiva em defesa da valorização profissional e de uma educação pública de qualidade social.”

A CNTE estima que 65% da categoria aderiram ao movimento, o que representa quase dois milhões de educadores e mais de trinta milhões de estudantes da educação básica. Os trabalhadores da educação continuarão mobilizados a fim de pressionar o Planalto para conseguir uma audiência com a presidente Dilma Rousseff.

atobsb-10
19/03/14 – Trabalhadores em educação durante atividades do 3o dia de Greve Nacional em Brasília
atobsb-39
atobsb-25