Educadores participam de Ato em defesa da Petrobras

• 23/03/2015

A sexta-feira 13 de março, dia de manifestações pelo direito dos trabalhadores, foi marcada por atos em todos os estados, além do DF.

Em Brasília, cerca de 3 mil representantes de movimentos sociais e de trabalhadores se concentraram no Conic, centro de comércio na área central da cidade, e seguiram em direção à rodoviária da capital federal, onde realizaram um protesto pela democracia, contra retrocessos, pelo combate à corrupção e em defesa da Petrobras. Edmílson Lamparina, secretário de funcionários da CNTE, falou da importância de o trabalhador ir para a rua para não ter retirada de direitos e garantir a conquista de mais direitos: “O trabalhador em educação tem que participar desses atos, incorporando toda essa luta, porque é uma luta que interessa ao trabalhador e principalmente ao trabalhador da educação. A Petrobras não é só um patrimônio dos brasileiros, mas da educação, para que a gente tenha uma educação de qualidade no país”.

Segundo Rosilene Correa, dirigente da CNTE e diretora do SINPRO-DF, a mobilização, que contou a participação dos educadores, também exige uma reforma política democrática e o Fundo Social do Pré-Sal e dos Royalties do Petróleo para financiar a educação pública e viabilizar o PNE: “Primeiro é uma questão de cidadania, a Petrobras é patrimônio do povo brasileiro e nós não podemos permitir esses ataques. Mas para nós, trabalhadores em educação, tem um sentido especial, porque o petróleo brasileiro é a nossa principal fonte para implementação do PNE, pois nós queremos a educação pública de qualidade que o povo brasileiro precisa e merece. E uma fonte essencial para isso é o nosso petróleo”.

A CNTE também divulgou um manifesto, aprovado no Conselho Nacional de Entidades, que pede a apuração e responsabilização de todos os atos de corrupção, reforçando que a Petrobras é um patrimônio do povo brasileiro. Veja o documento aqui.

Fonte: CNTE Informa

Multimídia