Educadores/as apoiam ocupação de estudantes na E.E Dom Silvério, em Mariana

Os/as trabalhadores/as em educação da E.E Dom Silvério, em Mariana, fizeram na última quinta-feira (03/11), uma assembleia, quando referendaram apoio à ocupação dos estudantes naquela escola, a primeira a acontecer na cidade.

Essa iniciativa, segundo o diretor estadual do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Fábio Garrido, segue uma orientação do Conselho Geral e da Assembleia Estadual do Sindicato, realizados em Belo Horizonte, no último dia 24 de outubro.

Ainda segundo o dirigente sindical, a luta da educação unificou, e agora na Região de Mariana e Ouro Preto, trabalhadores/as em educação e estudantes estão juntos levantando a bandeira contra a PEC 241 que, no Senado, recebe o número de 55 e contra a Medida Provisória 756, que reformula o Ensino Médio.

Depois de se reunirem no auditório da Escola e decidirem pelo apoio aos estudantes, os/s educadores/as formaram três comissões (Comunicação, Infraestrutura e Diálogo com os pais), para facilitar o trabalho de todos e fortalecer o envolvimento nas atividades previstas. Em seguida, caminharam até o pátio onde se juntaram aos alunos que ocupam a unidade.

Os estudantes, cerca de 200, também fizeram assembleia antes de deflagrarem a ocupação, tendo sido esse o apontamento tirado. Eles receberam a visita e o apoio do Levante Popular da Juventude e também de lideranças do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), quando discutiram sobre o crime de Mariana, que em 5 novembro, completará um ano. Essa tragédia, provocada pela Samarco Mineração, empresa da Vale e BHP Billiton, causou a morte de pelo menos 19 pessoas.

O movimento de ocupações das escolas é crescente na Região. Em Ouro Preto, registram-se ocupações em todos os prédios da Universidade Federal (UFOP) e no Instituto Federal de Minas Gerais.