Eletricitários aprovam paralisação e primarização em assembleias

Compareceram às assembleias soberanas realizadas em todo o Estado 1.670 trabalhadores, sendo que 98% aprovaram a proposta de criação de Acordo Coletivo Específico (ACE) para Primarização, e 68% aprovaram paralisação nesta terça-feira (23), em cobrança pelo pagamento do retroativo dos 3%.

O movimento também cobrará mudanças na gestão e avanços na negociação para garantir as bases para a renovação do nosso já muito atrasado Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2015. Temas urgentes para a categoria estão sendo tratados com morosidade pela direção da Cemig, como é o caso da justiça e transparência no PCR e na distribuição da PLR, uma nova política de Saúde e Segurança, a melhoria das condições de trabalho dos eletricitários da Rede Subterrânea e o retorno dos técnicos do quadro próprio para o trabalho de campo.

O Sindicato vem realizando reuniões de mobilização em diversos setores da empresa. Os técnicos do COD e COS estiveram reunidos com o Sindieletro discutindo assuntos específicos do setor e se mobilizando para a paralisação do dia 23.

Proposta da Cemig

A Cemig acaba de divulgar, por meio do informativo Linha Viva nº 155, a proposta para o pagamento do retroativo dos 3% da seguinte forma:

• 10 parcelas mensais, a iniciar no dia 28 de agosto de 2015, com valor fixo mensal de R$ 1.500,00 por empregado, até a quitação do valor total devido a cada empregado.
  • A quitação total do valor remanescente ocorrerá até a parcela de número 10;
  • Todos os empregados desligados que fizerem jus ao recebimento irão receber a totalidade do valor de uma única vez, na parcela de número 10.

Entretanto, a empresa não esclareceu sobre os reflexos do retroativo sobre a PLR, tíquete e nem quando irá demonstrar o cálculo do valor individual a que cada empregado tem direito. A Cemig também não esclareceu sobre a correção monetária dos valores devidos.

A direção do Sindicato se reunirá nas próximas horas para discutir sobre os encaminhamentos e solicita que todos os trabalhadores se mantenham mobilizados.

(Site Sindieletro-MG – 22/06/15)