Em greve de 24 horas, petroleiros fazem manifestações em Minas Gerais

Petroleiros entram em greve nacional de 24 horas partir da meia-noite desta sexta-feira (24) contra o Plano de Gestão e Negócios – 2015/2019 –  aprovado pelo Conselho de Administração da Petrobras no dia 26 de junho. O plano prevê a venda de ativos, que podem totalizar cerca de US$ 57 bilhões e o corte de US$  89 bilhões  em investimentos e despesa.

Outra bandeira de luta será a defesa do pré-sal. Até o momento, a categoria petroleira, com o apoio dos movimentos sociais e sindicais, conseguiu barrar no Senado a votação do Projeto de Lei do senador José Serra (PSDB-SP). O  PL 131/2015 tem como objetivo retirar da Petrobrás a condição de operadora única do pré-sal, assim como 30% dos blocos já licitados.

A categoria petroleira decidiu deflagrar a greve em assembleias. Em Minas Gerais, a paralisação acontecerá na Refinaria Gabriel Passos (Regap) em Betim, na Termelétrica Aureliano Chaves (Ibirité), na Termelétrica Juiz de Fora (Juiz de Fora) e na Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro (Montes Claros). Um ato será realizado às 7 horas na portaria da Regap e às 10 horas haverá manifestação na Praça Sete, Centro de Belo Horizonte.

Nesta sexta-feira, 24, o Conselho de Administração estará reunido. Essa será a oportunidade para os trabalhadores protestarem contra as decisões que podem afetá-los e, também, colocar em risco o patrimônio da companhia.

O ato e as manifestações desta sexta-feira fazem parte do Calendário de Lutas organizado de julho e agosto, organizado pela Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), sindicatos CUTistas e movimentos sociais. No dia 28 de julho, próxima terça-feira, às 15 horas, está programada manifestação nacional contra o ajuste fiscal em frente à sede do Banco Central (na avenida Álvares Cabral, 1.605, bairro Santo Agostinho). No dia 4 de agosto, às 18 horas, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MG – avenida Álvares Cabral, 1.600), acontece o ato de lançamento da Frente Popular da Esquerda, com apresentação da Plataforma Mineira contra o retrocesso e a retirada de direitos da classe trabalhadora e em defesa da democracia e da soberania nacional. No dia 8 de agosto, às 9 horas, no Sindieletro-MG (rua Mucuri, 271, bairro Floresta),  será realizado debate sobre Direito de Greve x Criminalização do Movimento Sindical, Terceirização, Mandato Vitalício no Poder Judiciário e Fator Previdenciário.

(Site CUT/MG – Rogério Hilário, com informações do Sindipetro – 23/07/15)