Em programa de rádio, Dilma faz balanço das ações de educação

No Café com a Presidenta desta segunda-feira, 6, a presidenta da República, Dilma Rousseff, fez um balanço das principais ações e programas do governo federal na área de educação. Segundo a presidenta Dilma, o governo já entregou quase 1.300 creches e outras 3.100 estão em construção. As escolas públicas em tempo integral devem chegar a 60 mil em 2014, e 300 mil professores alfabetizadores estão fazendo cursos de formação. A presidenta também falou da reformulação do ensino médio, do Pronatec, do Prouni, do Fies e do Ciência sem Fronteiras.

“Nós vamos melhorar e ampliar ainda mais os programas educacionais que estamos executando. Vamos trabalhar sem descanso para atingir novas metas e continuar esse processo de transformação do ensino no Brasil, que vai da creche à pós-graduação”, ressaltou a presidenta. “Eu sempre digo que a educação é o nosso passaporte para o futuro – para o presente de quem estuda e para o futuro do país”, completou.

Dilma Rousseff destacou que com o novo método construtivo, as obras das creches devem avançar ainda mais. “Com essa nova forma de construir, as estruturas e os acabamentos do prédio vêm prontos lá da fábrica, e a obra leva, no máximo, sete meses”, pontuou a presidenta. Segundo ela, é na creche que a criança recebe os estímulos necessários para desenvolver a sua capacidade de aprendizado para o resto da vida.

Em sua fala, Dilma também destacou a importância das escolas em tempo integral, em que os alunos recebem o acompanhamento pedagógico. Segundo ela, esse estudante tem muito mais chance de ser alfabetizado na idade certa, com até oito anos de idade. “Para que isso aconteça é fundamental valorizar todos os nossos professores e, especialmente, o professor alfabetizador”, ressaltou Dilma. A presidenta afirmou que mais de 300 mil professores alfabetizadores já estão fazendo os cursos, de dois anos, para aperfeiçoar os métodos de ensino.

Recursos – A presidenta ressaltou que os investimentos em educação cresceram nos últimos anos. Segundo ela, a expectativa do governo federal é ampliar ainda mais os programas em educação com os recursos dos royalties do petróleo e do Fundo Social. “Em 2013, nós tivemos uma vitória histórica da educação brasileira, que foi a aprovação, no Congresso, da lei que nós enviamos e que destina recursos dos royalties do petróleo para investimentos em educação, 75% dos royalties”, afirmou Dilma. “São bilhões de reais para fazer mais creches, mais escolas em tempo integral, para alfabetizar as nossas crianças na idade certa, para pagar melhores salários e para qualificar os nossos professores, para investir no ensino técnico e na educação superior”, completou.

Acesse o Café com a Presidenta na internet, no endereço www.cafe.ebc.com.br.

(Site MEC – 06.01.14 – Assessoria de Comunicação Social  com informações do Blog do Planalto)