Em seis meses, Brasil registrou mais de 30 mil denúncias de ataques a escolas

Dados apresentam o volume de notificações recebidas pelo Ministério da Justiça desde que a Operação Escola Segura foi lançada, no mês de abril.

As informações revelam a quantidade surpreendente de denúncias registradas em seis meses de atividade da Operação Escola Segura. De acordo com as informações, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) recebeu 30.330 notificações de ameaças de ataques contra o ambiente escolar, desde abril deste ano.

Os números equivalem a uma média de 165 denúncias por dia, 7 por hora. O maior volume foi registrado no mês de abril, com 28.889. Nos meses de maio a setembro, a quantidade foi menor e se manteve entre 158 e 338 (veja na arte). Até o dia 5 de deste mês, foram 8 registros. Segundo o MJSP, esses números contabilizam a soma de dados de todo o país. O órgão informou que não dispõe de detalhamento por estado e por tipo de mídia denunciada.

: Mantenha-se informado(a)! Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu WhatsApp, clique aqui ::

Deflagrada após o ataque ocorrido em uma creche de Blumenau (SC), que deixou quatro crianças mortas e cinco feridas, a Operação Escola Segura atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia.

Os trabalhos envolvem profissionais do setor de inteligência do Ministério e das Polícias Civis e Polícia Militar, especialistas das delegacias de investigação de crimes cibernéticos e técnicos que monitoram intensamente todas as redes. Segundo o governo, a operação não tem data para acabar.

As denúncias podem ser feitas pelo serviço Disque 100, pelo WhatsApp, pelo número (61) 99611-0100, e também pelo canal criado na internet pelo MJSP em parceria com a SaferNet Brasil. As informações são mantidas sob sigilo e não há identificação do denunciante.

Balanço

Números divulgados no início do mês pelo Ministério da Justiça sobre a Operação apontam para 3.404 boletins de ocorrências e a um total de 2.844 casos em investigação. O trabalho resultou em 400 prisões e apreensões e 1.653 crianças e adolescentes e/ou suspeitos adultos conduzidos às forças policiais.

Desde quando a ação foi lançada, o monitoramento de plataformas digitais levou a 917 solicitações de preservação e/ou remoção de conteúdos em redes sociais, além de 412 solicitações de dados cadastrais nessas redes.

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.