Encontros Regionais preparam mobilização na educação

No último sábado (13/02), aconteceram os encontros regionais do Sind-UTE/MG em preparação à Campanha Salarial Educacional 2016. Foram realizados 13 encontros nas seguintes cidades: Governador Valadares, Belo Horizonte, Viçosa, Varginha, Unaí, Divinópolis, Montes Claros, Teófilo Otoni, Almenara, Uberlândia, Coronel Fabriciano, Sete Lagoas e Brumadinho.

Os encontros envolveram mais de 80 subsedes do Sindicato. A categoria avaliou os problemas que está enfrentando neste início de ano, as primeiras reuniões com o governo e a conjuntura. Houve discussão da Campanha Salarial Educacional 2016 e de uma nova pauta de reivindicações. Além disso, foram debatidas estratégias de fortalecimento da nossa organização por local de trabalho, com eleição de representantes em todas as escolas estaduais.

Cada Regional avaliou e planejou a articulação com os movimentos sociais, atendimento jurídico local, articulação entre as subsedes, atuação junto aos meios de comunicação na Região, articulação das redes municipais filiadas ao Sind-UTE MG, pesquisa de perfil da categoria iniciado em 2015.

Por fim, foi planejada a mobilização para a greve nacional da educação convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) para os dias 15,16 e 17 de março de 2016. Os debates regionais subsidiarão as discussões no Conselho Geral da entidade que acontecerá no próximo sábado, dia 20 de fevereiro, em Belo Horizonte. Este Conselho avaliará também a reunião realizada com o Governo do Estado que acontecerá no dia 16 de fevereiro e, a partir destes retornos, definirá o calendário de mobilização.