Entidades sindicais se unem para combater a proposta do governo de Minas de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal

Os ataques do governo de Minas aos direitos do funcionalismo público têm sido contínuos e, cada vez, mais intensos. Impactam não só a vida das servidoras e servidores públicos do Estado de Minas Gerais, mas, também ameaçam reduzir o Estado a tal ponto que serviços essenciais como saúde, educação, segurança pública e outros fundamentais para garantir vida com dignidade seriam completamente prejudicados.

Para se organizarem coletivamente e se fortalecerem no enfrentamento a essa pauta extremamente perigosa, ou seja, a adesão ao Regime de Responsabilidade Fiscal, várias entidades representativas do funcionalismo e sindicatos CUTistas se reuniram na tarde dessa segunda-feira, 18/10/21, em Belo Horizonte, para ampliar o processo de organização da luta. Estiveram presentes: Sind-UTE/MG, Sindisema, Sindafa, Sisipsemg, Serjurmig, Sindpol, Sinfazfisco, Asthemg e Aduemg.

A intenção deste coletivo é, cada vez mais, entender o que está por trás da estratégia eleitoreira do governo do Estado e conseguir dizer para a sociedade o que ela não deve deixar de perceber nesse jogo de enredo enganoso e nada transparente.

Sobre o Regime de Recuperação Fiscal – o que é preciso saber:

A matéria já chegou ao Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e foi recepcionada na Reunião Ordinária do dia 6 de outubro último. O governador Romeu Zema (Novo) encaminhou o substitutivo nº 2 ao Projeto de Lei (PL) 1.202/19, de autoria do próprio Executivo, que traz a proposta de adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) da União e já pediu tramitação célere da matéria no Legislativo. O regime de urgência reduz os prazos de análise da proposição pela metade.

Porque precisamos nos mobilizar já!

Com a adesão ao RRF, as categorias do funcionalismo público terão congelados os salários, os auxílios e as carreiras. Direitos como férias-prêmio, quinquênios e adicional por desempenho serão extintos.

Haverá um aumento da contribuição para a Previdência, além do impedimento de novas nomeações e de realização de concurso público, o que amplia a sobrecarga de trabalho em órgãos que já sofrem com a defasagem nos quadros de pessoal. Tudo isso por 9 anos!

Venha para luta – agenda

Nesta terça-feira, 19/10/21 – às 14h, na porta da ALMG – à Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho/BH, faremos uma mobilização com todas as entidades que puderem levar sua representatividade e somar forças.

Vamos nos mobilizar e dialogar com os deputados e as deputadas do legislativo mineiro. Precisamos convencer cada parlamentar a dizer Não ao Regime de Recuperação Fiscal do governo de Minas. Essa proposta é o fim do serviço público, da escola dos filhos e filhas da classe trabalhadora e do SUS – Sistema Único de Saúde.

Participe!

Fotos: Fotostudium/Sindutemg