Escola Sindical 7 de Outubro comemora os 30 anos

Em comemoração aos 30 anos, Escola Sindical 7 de Outubro iniciou, na quarta-feira (29), o Seminário com o tema “Dilemas e Perspectivas da Formação Sindical”. Além de dirigentes de entidades CUTistas de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e da CUT Nacional, o evento conta também com a participação de representantes dos movimentos sociais. Todos enfatizaram a importância da Escola, em todos os momentos da Central e do movimento sindical brasileiro, e, principalmente, na atual conjuntura do país.

“Ter uma política nacional de formação é cada vez mais estratégico. Parabéns à Escola sindical. A formação é estratégica”, disse a presidenta da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz Cerqueira. Ela convocou todos para a próxima mobilização nacional, a Greve Geral contra a reforma da Previdência, no dia 5 de dezembro. Mas deixou claro. “A luta é de longo prazo e não se resume à greve. Vamos continuar nas ruas e lutar não apenas contra a reforma da Previdência, mas contra a revogação das reformas golpistas e pelas reformas estruturais que precisamos, por um projeto de Estado que queremos.”

Na quarta-feira (29), as comemorações tiveram solenidade de abertura, com uma mesa formada pela presidenta da CUT/MG, Beatriz Cerqueira; o presidente da CUT/ES, Jasseir Fernandes; presidente da CUT/RJ, Marcelo Rodrigues; e representantes dos movimentos sociais.

Depois, foi realizado debate com o tema “Golpe de Estado no Brasil e seus impactos sobre o mundo do trabalho”, com a mesa formada por Rosane Bertotti, secretária Nacional de Formação da CUT Brasil; Luiz Soares Dulci, vice-presidente do PT; Beatriz Cerqueira; Roberto Véras de Oliveira, professor e pesquisador da UFPB. O debate foi coordenado por Marcelo Rodrigues, presidente da CUT/RJ.

“O cenário mundial, novas tecnologias e as novas configurações das relações de trabalho: oportunidades e perspectivas para o movimento sindical” foi o tema da segunda mesa do dia, formada por Franco Patrignani, representante da INAS/CISL/Itália; Ariovaldo de Camargo, secretário adjunto de Relações Internacionais da CUT Brasil; Renato Dagnino, professor do GAPI/Unicamp; e Regina Coeli Moreira Camargos, professora da Escola Dieese de Ciências do Trabalho; e coordenada por Jasseir Alves Fernandres, presidente da CUT/ES.

O Seminário de 30 anos da Escola Sindical 7 de Outubro termina nesta quinta-feira (30) com dois debates. A primeira mesa tem como tema “A Formação Sindical e o mundo do trabalho: pensando novos caminhos”, com a coordenação de Vandercy Soares Neto, coordenador de Formação, e como expositores Daisy Cunha, professora da FAE/UFMG e José Eustáquio de Brito, vice-reitor da UEMG.

Na Roda de Debate “A articulação da Formação Sindical na região de abrangência da Escola 7 de Outubro”, coordenada por Fernando Antônio Pereira Cançado, coordenador administrativo-financeiro, acontecem as apresentações de Adilson Pereira, coordenador-geral da Escola; Sérgio Gianett, secretário de Formação da CUT/RJ; Gilmar de Souza Pinto, secretário de Formação da CUT/MG; e Eloiza Beatriz do Rosário Abreu, secretária de Formação da CUT/ES.

Fonte CUT MG