Estudantes da UFMG na luta contra a PEC 241 e os retrocessos na educação pública!

Já há algumas semanas estudantes da UFMG vêm se mobilizando contra a PEC 241, a MP 746, o PLP 257 e todas as tentativas de retirada de direitos por parte do governo golpista de Michel Temer. A primeira grande atividade de denúncia aos retrocessos propostos foi a OCUPA FaE que aconteceu, nos dias 14 e 15 de outubro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

A ocupação de caráter político cultural tinha como objetivo dialogar com mais estudantes e convencê-los a se somarem à luta contra a PEC 241 e a MP 746 em defesa da educação pública. Com dois dias de programação diversificada, que perpassou por rodas de conversas, debates, oficinas, cine debates, apresentações culturais, duelo de MC’s e muito mais, o saldo da ocupação foi muito positivo. Mais estudantes se convenceram da necessidade da luta, além da consolidação do entendimento da cultura enquanto uma ferramenta de luta política. Mas entendemos que a luta não poderia terminar ali. Em assembleia estudantil com cerca de 140 estudantes deliberamos que iríamos mobilizar e construir na UFMG a paralisação nacional do dia 24 de outubro, convocada pela UNE e diversas outras entidades,  na UFMG.

Na semana que se seguiu, entidades estudantis e estudantes de diversos cursos se colocaram em movimento passando em sala, convocando assembleias de curso e realizando atividades para dialogar com mais estudantes sobre a necessidade da paralisação e convidar para a Assembleia Geral dos estudantes convocada pelo DCE para o dia 21/10 cujas pautas centrais eram a paralisação do dia 24/10 e ocupações da universidade.

Na quarta-feira, 19 de outubro, em assembleia estudantil dos cursos que têm aula no CAD 1 (CENTRO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS I da UFMG), convocada pelas entidades estudantis representativas dos cursos, foi deliberada a ocupação do respectivo prédio tendo como principal bandeira a resistência contra a PEC 241.

A partir daí se intensificou e se intensifica cada vez mais as mobilizações estudantis dentro da universidade. Diversos outros cursos deliberaram em assembleia a adesão à paralisação e provável ocupação dos prédios.

Na sexta-feira, 21 de outubro, em Assembleia Geral dos estudantes convocada pelo DCE com cerca de 500 estudantes, além da presença de professores e técnicos administrativos, foi votada por quase unanimidade a adesão das/dos estudantes da UFMG à paralisação do dia 24/10 entendendo a importância do dia para acumular forçar! Com o término da assembleia cerca de 100 estudantes ocuparam a Faculdade de Educação da UFMG!

A perspectiva é de que as lutas cresçam cada vez mais! Entendemos que a defesa da universidade pública não deve partir apenas das/dos estudantes mas de toda a comunidade acadêmica, por isso, reafirmamos nosso desejo de estabelecer diálogo e unidade na luta com professoras/os e técnicos administrativos.

É momento de massificar a luta e dialogar com cada vez mais pessoas, por isso as ocupações na UFMG procuram inserir em suas programações do dia debates sobre a conjuntura nacional mas também sobre temas que afetam diariamente a vida de nos estudantes como a assistência estudantil e a luta pelo combate às opressões.

As ocupações dos prédios e construção da paralisação nacional do dia 24 são importantes para conseguirmos acumular forças para de fato construir a Greve Geral no país convocada pelas centrais sindicais, como a CUT,  no dia 11/11. O momento é de partirmos para a ofensiva e as/os estudantes estão dispostos a construir essa ofensiva ao lado do povo brasileiro e dos movimentos sociais!