Estudantes de Uberlândia se mobilizam pela nomeação de diretores escolhidos pela comunidade escolar

Centenas de estudantes da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa, localizada na Rua Osório José da Cunha, bairro Brasil, centro de Uberlândia/MG, se recusaram a entrar na escola nessa terça-feira (11/03), em protesto pela imediata nomeação do diretor e dos três vice-diretores indicados pela comunidade escolar.

Eles pintaram o rosto e realizaram uma caminhada até a Câmara Municipal da cidade, onde ocuparam as galerias do plenário cobrando do Estado solução para o caso. Entoando gritos de luta os estudantes exigiam: “Queremos Educação de Qualidade”. Cobraram ainda do governo do Estado o cumprimento da lei, que obriga o investindo mínimo constitucional de 25% na educação; o não sucateamento da escola pública; revisão do corte nos postos de trabalho retirados arbitrariamente de setores como cantina e secretaria da escola e a garanta infraestrutura para uma educação de qualidade em Uberlândia.

O que diz a Lei

A Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa tem direito a três vice-diretores e o Estado havia nomeado apenas dois, com justificativa de contenção de despesas. Após a manifestação, o Estado voltou atrás e nomeou o diretor e os três vice-diretores, o que foi muito comemorado pelos estudantes e professores.

A mobilização dos estudantes recebeu o apoio do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), por meio do diretor estadual do Sindicato, Ronaldo Amélio Ferreira, que deixou registrado que, “se as reivindicações não forem atendidas e a vontade da comunidade respeitada, os alunos vão realizar novas manifestações”. Ronaldo denuncia outras irregularidades na cidade, entre elas o seguinte: a Escola Estadual Angelino Pavan, na Rua Sérgio Bitencourt, 95, no bairro Liberdade, está funcionando sem energia elétrica desde o início do ano letivo.

Para a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, as reivindicações dos alunos são legítimas e o fato de se mobilizarem para garantir a nomeação do diretor e dos três vice-diretores indicados pela comunidade escolar é sinal de que os tempos são outros. “Esses estudantes estão ocupando o seu espaço, lutando por uma escola pública de qualidade e dando lições de cidadania e de respeito a esse governo neoliberal.”

manifestacao-do-estudantes-em-uberlandia
Manifestação do estudantes em Uberlândia (11-03-2014)
estudantes-se-recusam-a-entrar-na-escola-em-protesto-pela-nomeacao-de-diretores
Estudantes se recusam a entrar na escola em protesto pela nomeação de diretores (11-03-2014)