Estudo mostra que milionários pagam menos Imposto de Renda do que Professores(as)

INJUSTIÇA! Milionários pagam alíquotas efetivas de Imposto de Renda (IR) menores do que professores(as) e outros profissionais, como enfermeiros(as) e assistentes sociais no Brasil. A distorção é constatada por um levantamento realizado pelo Sindifisco Nacional, que representa os auditores-fiscais da Receita Federal.

Segundo o estudo, contribuintes que declararam em 2021 ganhos totais acima de 160 salários mínimos (R$ 2,1 milhões no ano ou R$ 176 mil por mês) pagaram alíquota efetiva de IR abaixo de 5,5%. Enquanto isso, professores(as) do ensino fundamental foram taxados em 8,1%, informa a BBC Brasil.

Também foram mais taxados que os(as) milionários(as) os(as) enfermeiros(as) (8,8%), bancários(as) (8,6%) e assistentes sociais (8,8%), policiais militares (8,9%).

Contribuintes que declararam em 2021 renda mensal entre 5 e 7 salários mínimos (R$ 5.500 a R$ 7.700 em valores daquele ano) pagaram alíquota efetiva média de 6%, mais que os milionários.

Explicação

O principal motivo de os mais ricos terem uma alíquota efetiva menor é que uma parte importante de sua renda vem de lucros e dividendos de empresas, que são isentos de imposto no Brasil desde 1996.

Já a classe média tem uma parcela maior de seus ganhos proveniente de salários, que são tributados na fonte, com alíquotas progressivas que chegam a R$ 27,5% para ganhos mensais acima de R$ 4.664,69.

Segundo o Sindifisco, o fato de a tabela do Imposto de Renda estar há muitos anos sem ser atualizada explica o aumento da alíquota efetiva para grupos de menor renda. Como os salários têm algum reajuste para compensar a inflação, os(as) trabalhadores(as) acabam subindo de faixa de contribuição e passam a pagar mais IR.