Exame de certificação em língua portuguesa tem 4 mil inscritos

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu 4.005 inscrições para a primeira edição do exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

As provas serão aplicadas a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a portuguesa, residentes no Brasil e no exterior, entre 8 e 10 de abril. A próxima edição será realizada no segundo semestre.

A avaliação é escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral, produção escrita e leitura. Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa a partir de pequenos textos, fotos e quadrinhos.

De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado nos níveis de proficiência intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Reconhecimento – O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido e aceito oficialmente em empresas e instituições de ensino como comprovação. O exame é realizado em 21 postos aplicadores no Brasil e 48 no exterior, em 29 países.

(Site MEC – 17.03.14)

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.