FEM/CUT-MG realiza primeiro Encontro de Mulheres Metalúrgicas

Evento discute temas como assédio moral, discriminação racial e igualdade de gênero no ambiente de trabalho

A Federação dos Metalúrgicos da CUT de Minas Gerais (FEM/CUT-MG), por intermédio da Secretaria de Mulheres, promoveu  o primeiro Encontro de Mulheres Metalúrgicas do Estado. O objetivo do evento foi discutir temas como assédio moral, discriminação racial e igualdade de gênero no ambiente de trabalho. De acordo com a Federação de Minas Gerais, mais de 200 pessoas participaram do encontro.

Pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), participaram do evento a secretária de Igualdade Racial, Christiane dos Santos, e a diretora Maria Ferreira. O presidente da FEM/CUT-MG, José Wagner de Oliveira, também participou do evento.

No primeiro dia do encontro, a presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), Beatriz Cerqueira, fez uma análise de conjuntura do cenário político nacional e estadual. “Nós estamos numa conjuntura muito difícil e não podemos ficar no discurso ou na ação de defesa do PT ou da Dilma, porque nós somos movimento sindical, movimento que tem lado, tem os seus projetos, mas que defende seus trabalhadores. As medidas anunciadas no início deste mandato vão na contramão daquilo que nos foi prometido no período da campanha e se nós não dissermos isso e não pressionar contra isso a tendência é que a gente enfrente uma conjuntura de ainda mais dificuldade”, ressaltou.

Ainda de acordo com Beatriz, os encontros de mulheres são fundamentais para debater as condições como trabalhadoras e dirigentes sindical. “Nós podemos intervir na realidade brasileira enquanto classe trabalhadora e na realidade do movimento sindical que continua machista. A agenda do movimento sindical não é voltada para uma paridade na estrutura de organização e participação das direções e sindicatos e federações”, disse.

No encontro, também ficou deliberado que o próximo Coletivo de Mulheres da Federação será realizado no mês de março.

(Site Sindicato dos Metalúrgicos de BH, Contagem e Região e FEM/CUT-MG– 20/02/15)