Feraemg formaliza filiação à CUT/MG

Federação conta com o apoio da Central nas lutas por conquistas e direitos dos empregados assalariados rurais de Minas

A Federação dos Empregados Rurais Assalariados de Minas Gerais (Feraemg) formalizou, na tarde desta sexta-feira (6), a filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT/MG). Fundada em 22 de novembro de 2009, com o total apoio da Central, a Feraemg  foi oficializada em agosto de 2014. O objetivo principal da federação é articular a organização dos empregados assalariados rurais. Alessandro Devanir Galvão, Paulo Sebastião e Jorge Ferreira dos Santos Filho, da Diretoria Executiva da Feraemg; Shakespeare Martins de Jesus, da CUT Nacional; Elaine Cristina Ribeiro, secretária de Combate ao Racismo; e Neemias Rodrigues, secretário de Comunição, participaram da formalização da filiação na sede da CUT/MG.

“Esperamos que a CUT seja uma estimuladora das lutas contra a precarização das relações do trabalho e organizadora dos assalariados rurais em sindicatos específicos, rompendo com o sistema sindical atual dos trabalhadores rurais. E, desta forma, ajudando a Feraemg a dar uma resposta para a classe trabalhadora”, disse Jorge Ferreira dos Santos Filho.

“Nosso maior desafio é luta contra a precarização do trabalho assalariado do campo, onde, em média, quase 54% trabalham sem registro. A informalidade acaba causando uma grande consequência social. Eles não se aposentam, não têm carteira assinada, não conseguem benefícios, são tratados como indigentes. Quem trabalha sem registro  não é reconhecido, não fazem parte a cidadania. Mesmo os direitos dos que têm carteiras assinada são desrespeitados. Vamos lutar por uma política de inclusão desta grande quantidade de assalariados”, afirmou Paulo Sebastião.

(Site CUT/MG – Rogério Hilário – 06/02/15)