Frente Mineira se reúne com Senador Pacheco e garante participação na construção de alternativas ao RRF

Nesta terça-feira (19/12/23), a Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos teve uma reunião importante com o senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, para debater alternativas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), imposto pelo governo Zema como solução para a dívida do estado com a União.

A reunião contou com a participação de 22 entidades que compõem a Frente Mineira, entre elas o Sind-UTE/MG, representado pela coordenadora-geral Denise Romano, e a CUT/MG, representada pelo presidente Jairo Nogueira. A Frente Mineira tem se mobilizado constantemente na Assembleia Legislativa de MG para denunciar os graves prejuízos que o RRF trará para os serviços públicos e os direitos dos servidores.

:: Mantenha-se informado(a)! Receba notícias do Sind-UTE/MG no seu WhatsApp, clique aqui!

O RRF é um regime que prevê o congelamento salarial por 9 anos, a proibição de concursos públicos a partir de 2024 e a privatização de empresas estatais essenciais, como a Cemig e a Copasa. Além disso, o RRF não garante a quitação da dívida do estado, que é de quase R$ 160 bilhões.

A Frente Mineira defende que há outras formas de resolver a questão da dívida, sem sacrificar os serviços públicos e os servidores. Uma delas é a proposta apresentada pelo senador Pacheco ao governo Lula, que inclui a federalização de estatais mineiras e a utilização de recursos dos acordos de Mariana e Brumadinho.

A proposta do senador Pacheco foi bem recebida pelo governo Lula, que se mostrou disposto a negociar uma solução que respeite a autonomia do estado e a soberania do povo mineiro. O STF também deu mais 120 dias para que o estado possa aderir ou não ao RRF, abrindo espaço para o diálogo e a busca de alternativas.

Denise Romano destacou a importância da reunião com o senador Pacheco para que a Frente Mineira pudesse expor os seus argumentos e as suas reivindicações. Ela afirmou que a Frente Mineira não aceita o RRF como única saída para a crise fiscal e que continuará lutando em defesa dos serviços públicos e dos servidores.