Giro pelos Estados

Alagoas

12º CONCUT: Sinteal participa de reuniões setoriais da educação, plenária de mulheres, juventude e conjuntura nacional e internacional

No segundo dia de atividades do 12º Congresso Nacional da CUT, a delegação do Sinteal participou de reuniões setoriais da educação, plenária de mulheres, juventude, além de discussões amplas sobre conjuntura nacional e internacional, debate sobre democratização da comunicação e aprovação de parte das teses que definem os rumos da luta da CUT e de todo o movimento sindical no país para os próximos anos.

Consuelo Correia, presidenta do Sinteal, destaca a importância do congresso. “É fundamental que a classe trabalhadora esteja unificada e fortalecida nesse momento em que existe uma tentativa de retrocesso no país. Precisamos defender a democracia e os diretos da classe trabalhadora. O congresso da CUT é um espaço democrático de construção da luta, com certeza voltaremos fortalecidas para seguir em frente”, disse ela.

Com o tema “Educação, trabalho e democracia – Direito não se reduz, se amplia”, o congresso faz o debate sobre o atual cenário que passa a classe trabalhadora, contando com importantes contribuições de sindicalistas de vários países do mundo, e discutindo saídas que não penalizem a classe trabalhadora. “Ajuste fiscal nunca trouxe crescimento”, disse João Felicio, presidente da Central Sindical Internacional.

O CONCUT acontece entre os dias 13 e 16 de outubro, no Anhembi-SP. No último dia será realizada a eleição e posse da nova diretoria da CUT, para comandar a luta nos próximos 4 anos. A delegação do Sinteal tem 22 educadoras e educadores, com representação de professoras/es, funcionárias/os, diretoria e base, ativas/os e aposentadas/os, capital e interior.

(Sinteal, 14/10/2015)

Distrito Federal

Ato unificado nesta sexta-feira (16), na Catedral de Brasília

Nesta sexta-feira (16) a categoria está convocada a participar do ato unificado, às 16h, na Catedral de Brasília. É graças a nossa unidade e força que, ao longo de nossa história, vencemos nossas batalhas. Nem mesmo ações judiciais colocarão o movimento grevista como ilegal, porque ilegal é o governador, que não cumpre a lei.

Confira o calendário de mobilização:

dia 16/10 (sexta-feira) – ato unificado na Catedral de Brasília, às 16h

dias 17/10 e 18/10 (sábado e domingo) – campanhas na mídia

dia 19/10 (segunda-feira) – assembleias regionais e eleição do comando de greve

dia 20/10 (terça-feira) – assembleia geral na Praça do Buriti, às 9h30.

(Sinpro-DF, 15/10/2015)

Espírito Santo

Câmara da Serra realiza homenagem ao Dia do Professor/a

Uma Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Professor foi realizada, na terça-feira (13/10), na Câmara Municipal da Serra. O diretor do SINDIUPES, Gean Carlos Nunes, participou do evento representando a categoria. Dentre os vereadores presentes estavam Aécio Leite, Auredir, Basílio da Saúde, Boy do INSS, David (proponente) Gilmar, Gideão, Jorjão, Nacib, Neidia, Ricardo, Sabino.

Em sua fala o diretor Gean Carlos ponderou que o estado brasileiro tem uma dívida histórica com o com o magistério e, enquanto em outros países os professores e professoras são reverenciados pela sua sociedade, o mesmo não acontece no Brasil. Nunes lembrou ainda que “todos os demais profissionais e até mesmo a classe política e empresarial da nossa cidade, estado e país, passam pela mão de um professor e de uma professora e, qualquer sociedade que queira chegar a um patamar aceitável de desenvolvimento, deve-se primeiro valorizar os trabalhadores e trabalhadoras da educação”.

Cerca de 38 professoras e professores da rede municipal de ensino e da rede estadual na Serra receberam dos parlamentares uma Placa de Homenagem. Todos os vereadores indicaram ao menos um professor para ser homenageado.

Na sessão foram exibidos vídeos sobre as atividades da EEEFM Germano André Lube. Os estudantes desta unidade de ensino participaram ativamente do evento com coral, apresentação artística e coreografia, sendo que uma das músicas cantadas pelo grupo foi “Anjos da Guarda” de Leci Brandão.

(Sindiupes, 14/10/2015)

Rio Grande do Sul

O CPERS/SINDICATO parabeniza a todos educadores e educadoras pelo Dia do Professor!

A qualidade do ensino público gaúcho só é possível porque conta com homens e mulheres como vocês. Educadores de fibra, que não medem esforços e enfrentam adversidades como falta de estrutura adequada e de condições de trabalho dignas, frutos do descaso do governo, para o realizar o belo ato de ensinar. O empenho e a dedicação de vocês merecem todo o nosso respeito e admiração.

Obrigada professores! Muito obrigada por acreditarem e nunca desistirem!

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.

Paulo Freire

(CPERS, 14/10/2015)