Governo vai anunciar a data do pagamento do 13º Salário na próxima quinta-feira (21/12)

Dirigentes do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg) e Sind-Saúde/MG estiveram reunidos hoje (19/12/17), na sede do BDMG, em Belo Horizonte, com o Secretário de Governo, Odair Cunha, em reunião que foi acompanhada também pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes e os deputados estaduais, André Quintão, Líder da Maioria na ALMG, Rogério Correia, 1º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia e  Durval Ângelo, Líder do Governo, para tratar sobre o pagamento do 13º Salário.

Mobilização e pressão na ALMG foram fundamentais

A reunião desta terça-feira (19/12) foi marcada após mobilização e pressão dos/as trabalhadores/as em educação na Assembleia Legislativa, onde a categoria marcou presença lotando as galerias do Plenário (18/12) e isso foi fundamental para que os deputados e deputadas também pudessem entender a importância e a necessidade de forçar o governo do Estado a mudar sua postura.

Foi somente após a pressão e a ocupação das galerias da Assembleia Legislativa na tarde e na noite dessa segunda-feira que o governo decidiu abrir diálogo com o Sind-UTE/MG e outras categorias que representam o funcionalismo público.

Em entrevista à imprensa, a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, explicou como foi a reunião de hoje com o governo do Estado. Ela disse que uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira (21/12), quando o governo vai anunciar a data do pagamento do 13º Salário aos profissionais da saúde e educação.

Beatriz Cerqueira disse que nova reunião ficou agenda para quinta-feira (21/12/17), às 10h, e reafirmou que o Sindicato acompanha não só o orçamento, bem como a execução do que o governo arrecada e o que investe na área da Educação. “Temos percebido que o governo de Minas não investe os 25% dos impostos que são vinculados em educação e que também recebe uma verba especifica que se chama quota salário-educação, mas até agora não destinou nenhum centavo sequer à educação desses recursos.”

A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG disse ainda que a categoria vai continuar na luta para que o governo faça o anúncio do pagamento do 13º salário para todas as categorias, pois, esse é um direito de todo trabalhador. Para ela, a única explicação para essa situação é a falta de planejamento do governo.

A presidenta do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg), Maria Abadia de Souza, e o diretor do  Sind-Saúde, Renato Barros, esperam uma posição firme do governo do Estado na próxima quinta-feira.

Entrevista da presidenta do Sindicato dos Servidores do Ipsemg (Sisipsemg), Maria Abadia de Souza, à imprensa.

Entrevista do diiretor do Sind-Saúde/MG, Renato Barros, à imprensa.

Mobilizados desde 6 de dezembro pelo 13o Salário

Mesmo antes do governador fazer o primeiro anúncio de pagamento do 13o Salário, o que aconteceu para a área da segurança pública, o Sind-UTE/MG já estava empunhando bandeiras e pressionando para que o governo do Estado honrasse esse compromisso.

A mobilização dos servidores da educação pelo pagamento do 13º salário e outras pautas da educação foram motivos da paralisação que culminou com um ato, no último dia 6 de dezembro, quando o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação coordenou uma
atividade, com bloqueio de todas as entradas dos prédios da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Foi um dia de mobilização intensa, com participação de caravanas de todas as regiões do Estado. Muitos servidores e servidoras enfrentaram a estrada para virem a Belo Horizonte para fazer a luta por um direito que é líquido e certo. Com palavras de ordem, bandeiraço e apitaço, pediram respeito e que o governador pague o que deve à educação.

Entrevistas da coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, à imprensa.

Produção de Conteúdo e Assessoria de Imprensa: Studium Eficaz