Greve volta com força total na Copasa

Empresa mantém proposta e não atende reivindicações da categoria

Durante a terça-feira (19) foram realizadas assembleias em todo o Estado, e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) manteve a intransigência ao não apresentar uma proposta que atendesse as reivindicações da categoria para o Acordo Coletivo. A empresa não deixou outra alternativa senão a continuação da greve nesta quarta-feira (20).

Trabalhadores e trabalhadoras, de forma consciente e demonstrando boa vontade, suspenderam a greve em assembleia no dia 13, procurando dar oportunidade à empresa de reabrir o diálogo e apresentar uma proposta mais realista às suas condições da empresa para atender com justiça às reivindicações da categoria.

Mais uma vez, as áreas operacionais estarão presentes para convencer os companheiros e companheiras da regional a parar. Segundo os dirigentes dos sindicatos que representam trabalhadores e trabalhadoras – Sindágua-MG, Senge-MG e Saemg –  é importante que todos se integrem à luta, pois a vitória será de todos. Com certeza, nenhum dos nossos trabalhadores ou trabalhadoras desejam simplesmente a greve, mas a empresa de forma insensível não quer negociar.

No Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG), no último dia 14, a juíza instrutora Wilméia da Costa Benevides afirmou a  importância da conciliação como a melhor solução para  todos e qualquer conflito.  Como a Copasa não se dignou a apresentar ou aceitar sugestões dos sindicatos, a juíza encerrou a mesa de conciliação e definiu aguardar os acontecimentos. Trabalhadores e trabalhadoras exigem maior respeito às justas reivindicações das categorias na mesa de negociações.

(Site Sindágua-MG – 20.08.14)