Igualdade, liberdade e autonomia: é isso que o Sind-UTE/MG defende para todas as Mulheres

No dia Internacional da Mulher, 08 de março,  o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) convida a todos e todas a empunhar a bandeira da igualdade, liberdade e autonomia a todas as mulheres.

Para celebrar essa data, o Sindicato acaba de lançar uma revista Coquetel trazendo um pouco da trajetória das mulheres, histórias de lutas no sentido de superar as desigualdades a elas impostas.

Que as mulheres passaram, dia após dia, a ocupar espaços que até então eram exclusivamente dos homens, ninguém duvida. Por outro lado, também não há como afirmar que esse cenário está absolutamente democratizado.

A mulher desse tempo presente está sim mais valorizada e saindo daquela incomodante invisibilidade social. Estão ocupando novos postos e cargos na política, nas empresas, no meio sindical aqui e no resto do mundo.  Mas é preciso avançar mais, garantindo a elas IGUALDADE, LIBERDADE E AUTONOMIA. Isso porque nos planos socioeconômico e político as mulheres ainda não superaram várias barreiras. No segmento educacional brasileiro, por exemplo, elas são maioria: 85%; na América Latina. No mundo, esse percentual é 70 %. Entretanto, pouquíssimas mulheres detêm os cargos mais elevados nesse segmento.

Para o Sind-UTE/MG, é preciso a instituição de políticas de Estado que possibilitem condições para que mais mulheres ocupem, cada vez mais, o espaço que lhe cabe na sociedade.

ÀS MULHERES, NENHUM DIREITO A MENOS.

06-03-15-IMAGEM-MULHERES

06-03-15-revista-coquitel