Inscrições para o 2° ENDC se encerram nesta quarta-feira (8 de abril)

Encontro pelo direito à comunicação será realizado de 10 a 12 de abril em Belo Horizonte
Escrito por: Portal Minas Livre, com informações do FNDC

Termina nesta quarta-feira (8 de abril) o prazo de inscrição para o 2º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), que reunirá diversos movimentos de luta pela democratização da comunicação e outros interessados no assunto. As inscrições podem ser feitas pela Internet, pelo valor de R$ 35 que cobre o material utilizado no evento e parte das refeições dos três dias. O encontro será realizado nos dias 10, 11 e 12 de abril no Instituto Metodista Izabela Hendrix, no bairro Lourdes, região Centro-Sul de Belo Horizonte. O encontro contará com a participação do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que confirmou presença no dia 11.

O vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia e membro da Executiva do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rogério Oliveira explica que o objetivo do encontro é iniciar de forma oficial o processo de discussão da democratização da comunicação. Segundo ele, o assunto já vem sendo discutido há muito tempo entre movimentos engajados no tema, mas ele destaca que o evento trará mais visibilidade ao debate.

De acordo com Rogério Oliveira, a escolha de Belo Horizonte como sede no encontro foi simbólica, já que a cidade é capital de Minas Gerais, estado que viveu um processo de cerceamento da liberdade de imprensa, conforme análise do FNDC. “Nos últimos 12 anos de governo Minas Gerais não teve direito à comunicação e à liberdade de expressão. Agora o Estado vive a expectativa de que é possível iniciar uma nova etapa na relação da sociedade com comunicação”, afirma.

O evento será aberto com um ato político e cultural, que acontecerá às 16 horas no Centro de Belo Horizonte. Segundo Rogério Oliveira, o objetivo é chamar a atenção da população para o início desse debate e explicar o que a luta pela democratização da comunicação. “Os grandes meios de comunicação não vão divulgar o evento, então vamos começar com o ato público para que a população entenda o que está acontecendo e o que estamos defendendo”, completa.

No sábado e no domingo estão previstas palestras e outras atividades, como oficinas e debates. Entre os temas específicos que serão discutidos estão a internet, a Lei da Mídia Democrática, além da apresentação do cenário nacional e internacional da democratização da comunicação. As inscrições para o encontro custam R$ 35 e podem ser feita pelo site do evento.

Contra a distorção do debate

Rogério Oliveira destaca a importância de se discutir o tema, principalmente em um cenário onde os grandes grupos de comunicação tentam distorcer o debate e dar uma conotação ruim a ele. “Eles querem relacionar o assunto com uma tomada ideológica da comunicação, como se o governo fosse ocupar esse espaço com uma postura autoritária. Mas a sociedade tem direito a uma comunicação democrática e de ver seus interesses também expressos na mídia”, diz.

O membro do FNDC afirma que a comunicação no Brasil é dominada por pequenos grupos que direcionam a mídia de acordo com seus interesses financeiros e políticos. Entretanto, ele lembra que há muitas vozes na sociedade que não estão representadas na mídia. “É claro que estou falando dos movimentos sociais e sindicais também, mas essa não é uma luta esquerdista. Também lutamos pelo direito dos empresários e outras parcelas da população que não têm acesso à comunicação para se expressarem.
Clique aqui para fazer sua inscrição