Internacional da Educação defende autonomia profissional na educação pública na AL

Em reunião do Comitê Regional da Internacional da Educação para América Latina (IEAL), que acontece no Actuall Hotel, em Belo Horizonte, nesta terça-feira, o secretário geral da Internacional da Educação (IE), Fred Van Leeuwen, defendeu a autonomia dos educadores e educadoras latino-americanos para evitar as políticas educacionais de governos antidemocráticos, como a escola sem partido, que vem sido debatidas no Brasil.

Além de discutir a importância e as estratégias do Movimento Pedagógico a América Latina, os participantes também preparam a abertura da XI Conferência Regional da IEAL e do IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, que começa nesta quarta-feira, 15, na capital mineira.

Fred Van Leeuwen parabenizou as organizações dos trabalhadores em educação da Argentina e Brasil pela mobilização dos educadores para contrapor as medidas antidemocráticas de seus governos. “Muito importante todos os países buscarem apoio da sociedade para os movimentos sindicais agirem nas escolas públicas para implantarmos o sistema democrático que queremos”, comentou.

Para ele, o que acontece nos países da America Latina são sinais positivos que abrem espaço para o otimismo. “A Internacional da Educação trabalha para garantir a autonomia do professor em sala de aula”, destacou, lembrando que muitos países querem impor as políticas educacionais, interferindo na construção da cidadania plena, na formação de um indivíduo com senso crítico e livre.

Pela CNTE, participam da reunião o presidente Heleno Araújo Filho; a secretária geral Fátima Silva, que é vice-presidente da IEAL; e o secretário de Relações Internacionais Roberto Franklin de Leão, vice-presidente da Internacional da Educação.

Clique na imagem abaixo e veja a programação do evento:

Veja mais fotos do evento no página oficial da CNTE no Facebook.

Fonte CNTE

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.