Jornal O Tempo: Professores farão paralisação de 24 horas na próxima quinta-feira

Fonte: O TEMPO

Data: publicado em 04/04/2016

REUNIÃO

Professores farão paralisação de 24 horas na próxima quinta-feira

Categoria fará assembleia onde vai decidir os próximos movimentos. Os educadores querem a aprovação do Projeto de Lei com o reajuste anual no piso nacional

04-04-16-clipping-o-tempo-01

PUBLICADO EM 04/04/16 – 19h16

DANILO EMERICH

ESPECIAL PARA O TEMPO

Professores da rede estadual farão uma paralisação de 24 horas na próxima quinta-feira (7). A categoria vai realizar uma assembleia que pode definir o rumo das próximas manifestações e, inclusive, deflagrar uma greve por prazo indeterminado. A reivindicação principal é a aprovação do Projeto de Lei 3.396/2016, que estabelece o reajuste no piso nacional de 11,36% para os educadores.

O PL está pronto para votação desde 22 de março. A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, critica a atuação dos deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pela ausência deles nas sessões para votar o projeto e adiantou que os professores farão uma vigília no local para cobrar a votação do reajuste.

“Em 2015 fizemos o acordo com o Governo do Estado pela implantação do piso nacional para os professores em Minas Gerais. No ano passado foi realizada a primeira etapa com um abono salarial. Agora estamos na segunda fase, que é esse reajuste anual, o mesmo anunciado pelo Ministério da Educação. Estamos indo para a ALMG para cobrar a votação do projeto”, disse Beatriz.

O lider do bloco da Minoria, Gustavo Corrêa (DEM), afirmou que a oposição é favorável ao reajuste e não há obstrução da pauta de votação por parte do grupo. Ele acusa a base governista de protelar o PL, que vai causar um grande impacto nas contas do Estado.

Já o líder governista na Assembleia, Durval Ângelo (PT), reconheceu que a aprovação do PL 3.396 causará grande impacto financeiro. “O projeto vai ser votado amanhã e todos estarão presentes. Primeiro temos que superar os quatro vetos que precisam ser votados. A alegação que estamos obstruindo a pauta ou protelando não confere com a realidade ou com a lista de presença nas últimas sessões. Mas fico satisfeito que a oposição tenha decidido apoiar o projeto, que significa que não vai problemas. O que não ocorrer agora é a obstrução desses vetos. O governo sabe do impacto financeiro e vai cumprir o piso”, afirmou.

Em nota, o Governo do Estado informou que o projeto foi submetido pelo Executivo, ao Legislativo, com solicitação de urgência na tramitação da matéria. Quanto ao atual trâmite do projeto na ALMG, o assunto deve ser tratado apenas pela casa.