Lançamento de livro hoje (23/06) – Livraria Leitura do Pátio Savassi, 20h

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR

Esse livro da professora Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, editado pela Studium Eficaz,será lançado hoje, 23 de junho, na Livraria Leitura, do Pátio Savassi – Av. do Contorno, 6061, às 20h.

O conteúdo dessa publicação é um estudo que analisa a gestão escolar na contemporaneidade e desvela o “fazer” do dirigente escolar consubstanciado em ações, sentimentos e intencionalidade, que marcavam a sua relação complexa com o trabalho.

A atuação do gestor escolar enredada pelos princípios legais e ancorada pelos novos requerimentos gestoriais e tecnológicos e em consonância com as demandas dos organismos internacionais e multilaterais, delineou o cenário em questão.

A distância geográfica dos campos pesquisados – o Estado de Minas Gerais – Brasil e a região do Porto (Portugal) possibilitaram a compreensão da ação gestora dos dirigentes de escolas. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que as contradições foram constatadas, ficavam evidenciadas as similitudes no ato de gerir a instituição escola.

Segundo a autora, os achados da pesquisa destacaram que esse profissional tinha a sua trajetória de vida hibridizada com a profissão. “O trabalho do gestor escolar apresentou-se, em essência, como um trabalho relacional, no qual os planos, ações e as formas de se relacionar também estavam imbricados nas dinâmicas existentes em cada escola.”

As análises deste estudo evidenciaram que as relações eram permeadas pelos significados da tradição, da confiança e do reconhecimento. “A docência é parte importante na trajetória desses gestores. Os desafios enfrentados no trabalho por esses profissionais foram compreendidos numa conotação positiva, associada ao seu próprio crescimento”, afirma Jussara Pascoalino.

Sobre a autora

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino é professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. (UFMG).

Fez doutorado sanduíche pela Universidade do Porto, em Portugal. É mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

É especialista em Educação pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG), em Psicopedagogia pelo CEPEMG, em Direitos Humanos pelo CES/MG e em Temas Filosóficos pela UFMG.

Possui larga experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Formação de professores, educação, ensino aprendizagem, gestão, educação a distância e trabalho docente.

É autora também dos livros: “O Professor Desencantado: Matizes do Trabalho Docente
Presenteísmo”  e “Trabalho Docente”.

23-06-17-lancamento-livro-Jussara-Paschoalino

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.