Luto: A CNTE lamenta a morte da educadora Regina Vinhaes

Neste momento de tristeza, a CNTE homenageia a grande defensora da educação pública brasileira, Regina Vinhaes, que faleceu nesta quinta-feira (19/11), em Brasília/DF, e registra manifestações da ex-presidente da CNTE, Juçara Dutra Vieira, e de Luiz Fernandes Dourado, ex-editor da revista Retratos da Escola, em conjunto com a atual editora Leda Scheibe e o Comitê Editorial da publicação, que souberam expressar em suas palavras o significado desta perda para a nossa confederação.

A educação brasileira está de luto!

Regina Vinhaes Gracindo, doutora em educação e pós-doutora em sociologia, desde sempre optou pelo magistério público, tendo sido professora e diretora de escola da educação básica na Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal, coordenadora do programa da pós-graduação em Educação e professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE). Foi secretária de Educação do DF, presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), secretária da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e, na Escola de Formação (ESFORCE/CNTE), integrou, com muito esmero, o Comitê da Revista Retratos da Escola, de 2007 até os dias atuais.

Sua trajetória profissional e acadêmica se direcionou em defesa da educação pública gratuita, laica, democrática, de qualidade social para todos. Nesta caminhada participou ativamente da proposição e avaliação de políticas educacionais, tendo participado ativamente em diferentes fóruns e instâncias incluindo a Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb) e a Conferência Nacional de Educação (Conae).

Além de seu compromisso, seriedade e vida acadêmica, Regina foi uma amiga e companheira sempre presente, cativante e solidária. Exemplo de dignidade, honradez e paixão!

A CNTE/Esforce se une a todos neste momento de perda e dor manifestando o nosso reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela companheira Regina, ao mesmo tempo em que se solidariza com os seus familiares e amigos.

Comitê Editorial da Revista Retratos da Escola & Luiz Fernandes Dourado (ex-editor)

Regina: uma vida dedicada à educação

Regina Vinhaes Gracindo deixou-nos hoje, sem que pudéssemos nos despedir dela. Estava gravemente doente, sem condições de receber ninguém, exceto sua família, seus maiores afetos. Nós, que também a amávamos, ficávamos a uma respeitosa distância, torcendo para que suas fortalezas a sustentassem na dura trajetória que a vida lhe impôs.

Regina foi uma intelectual orgânica, na acepção de Gramsci. Teve claros compromissos com a educação pública de qualidade, com a igualdade de gênero, com a democratização da cultura e com o papel social da universidade brasileira.

Originalmente, professora da educação básica, sempre esteve atenta às suas necessidades e premências. Militante da área da educação estabeleceu pontes entre a vida acadêmica, sindical e estudantil, transitando entre as instituições e o movimento com a mesma lucidez e o mesmo comprometimento.

De sua larga trajetória, cumpre destacar suas funções como professora da UnB, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação; sua importante contribuição ao Conselho Nacional de Educação (CNE), cuja indicação foi apoiada pela CNTE; a realização de inúmeras pesquisas e a extensa produção bibliográfica; e, finalmente, sua grande contribuição à reflexão da CNTE, seja por meio de textos e palestras, seja pela participação no comitê editorial da Revista Retratos da Escola.

Esperamos manter viva sua memória nas muitas lutas que ainda empreenderemos, inspirando-nos em sua energia agregadora, coerência e determinação.

Juçara Dutra Vieira, ex-presidente da CNTE

CNTE Informa