Marcha refaz caminho da lama após um ano do rompimento de Fundão

Atingidos percorrerão o trajeto contrário dos rejeitos da Samarco: da foz do rio Doce, em Regência (ES), até Mariana (MG)

– Redação SP

Na véspera do aniversário de um ano do maior desastre socioambiental da história do Brasil, atingidos pela barragem de rejeitos de minério de ferro de Fundão, da Samarco (Vale/BHP Billiton), marcharão em sentido contrário ao trajeto percorrido pela lama.

Entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, cerca de 400 pessoas percorrerão toda a extensão do rio Doce, desde a sua foz, em Regência (ES), até o local do desastre, em Mariana (MG). Durante o percurso, estão previstos atos, assembleias, audiências públicas e aulas abertas à população local.

Programação

No dia 31 de outubro, em Regência (ES), ocorrerá um ato político de abertura da marcha, às 8h, na Quadra da Escola, no centro do município. Às 13h a marcha segue para Colatina (ES), onde fará uma parada no calçadão da orla do rio Doce, localizado próximo à rodoviária. Já no período da noite, às 20h, os atingidos realizam uma assembleia em Mascarenhas, distrito de Baixo Guandu (ES), na Quadra Esportiva localizada próxima à igreja católica.

Entrando em solo mineiro, os atingidos realizam, no dia 1º de novembro, uma Audiência Pública em Governador Valadares (MG). O evento ocorrerá às 9h, no Colégio Franciscano Imaculada Conceição, situado na Rua Tiradentes, 312, Centro. No período da tarde, a marcha realiza uma parada em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, onde fará uma caminhada pelas ruas da comunidade. À noite, ocorrerá ainda uma Aula Pública em Ipatinga (MG), às 19h30min, no Ginásio Sete de Outubro, com a presença de estudantes do ensino fundamental e médio.

No último dia de marcha, os atingidos realizam duas assembleias, uma em Rio Doce (MG), às 10h30min, e outra em Barra Longa (MG), às 16h. No final do dia, a caravana segue à Mariana (MG), onde haverá o encerramento da atividade.

Encontro dos Atingidos

Após a marcha, os atingidos da bacia do Rio Doce organizam um encontro, em Mariana (MG), entre os dias 3 e 5 de novembro. No último dia, está prevista uma caminhada em Bento Rodrigues, comunidade rural impactada pelos rejeitos da barragem de Fundão.

Serviço

Marcha dos atingidos da bacia do Rio Doce

Local: de Regência (ES) à Mariana (MG)

Data: de 31 de outubro a 2 de novembro

Contato: Neudicléia – (11) 98367 8184/ Eloá – (31) 99523 1731

30625794965_da9161b490_b

Fonte: MAB

 

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.