Metroviários de Belo Horizonte aprovam a proposta da CBTU

Metroviárias e metroviários de Belo Horizonte aprovaram, na noite de terça-feira (7), a proposta apresentada na última sexta-feira (3) pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBUT), em assembleia geral realizada na Praça da Estação, Região Central da cidade. A empresa, que inicialmente fez contraproposta de 5% de reajuste, ofereceu, na última reunião de negociação, em Brasília, 8,17% sobre as cláusulas econômicas.

Segundo Alda Lúcia Fernandes dos Santos, presidenta do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), as cláusulas da proposta aprovada incluem cesta básica de R$ 225,27 – aplicando-se mais 2,67%; cesta natalina de R$ 757,40; tíquete-refeição de R$ 757,40; auxílio materno infantil de R$ 109,88; auxílio creche de R$ 338,50; plano saúde de empregado de até R$ 399,48; plano saúde de dependente de R$ 287,41 (com teto de R$ 686,89).

“Apesar das insatisfações, já que a proposta não pode ser considerada a ideal, o resultado da assembleia foi bom. O reajuste incide sobre todas as cláusulas econômicas, e o aumento da cesta básica teve ganho real. Para muitas categorias, nada foi oferecido. A negociação valeu, com a pressão da categoria, dentro da conjuntura atual”, avaliou a presidenta do Sindimetro-MG.

(Site CUT/MG – Rogério Hilário – 08/07/15)