Metroviários de Belo Horizonte avaliam proposta da CBTU em assembleia geral

O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG) convoca toda a categoria para a assembleia geral da campanha salarial  julho às 17h30 desta terça-feira (7), na Praça da Estação, Região Central de Belo Horizonte. Metroviárias e metroviários, em estado de greve, vão avaliar a proposta apresentada, na última sexta-feira (3), pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A empresa, que inicialmente fez contraproposta de 5% de reajuste, ofereceu, na última reunião de negociação, em Brasília, 8,17% sobre as cláusulas econômicas. O Sindimetro e demais representantes da categoria pediram a reposição da inflação, mais aumentos reais por níveis, que chegariam a 6%.

Segundo Alda Lúcia Fernandes dos Santos, presidenta do Sindimetro-MG, a CBTU propõe, com o reajuste, cesta básica de R$ 225,27 – aplicando-se mais 2,67%; cesta natalina de R$ 757,40; tíquete-refeição de R$ 757,40; auxílio materno infantil de R$ 109,88; auxílio creche de R$ 338,50; plano saúde de empregado de até R$ 399,48; plano saúde de dependente de R$ 287,41 (com teto de R$ 686,89), entre outras cláusulas.

No último dia 16 de junho, diante da proposta de 5% de reajuste apresentada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os metroviários de Pernambuco, Belo Horizonte, reunidos em assembleia, decidiram, por unanimidade, repudiar essa proposta e decretar estado de greve, uma vez que a categoria pleiteia ganho real acima da inflação do período. Os ferroviários de Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte, que são da base da CBTU, também decretaram o estado de greve.

(Site CUT/MG – 06/07/15)