Notícias

Minas não deve cumprir três dos oito Objetivos do Milênio

  • 04/08/2014


Parâmetros deveriam ser alcançados até fim de 2015, conforme estabeleceu a ONU

PUBLICADO EM 27/07/14 – 03h00

JOHNATAN CASTRO

Minas não deve alcançar três dos oito Objetivos do Milênio (ODM) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os indicadores deveriam ser cumpridos até o fim de 2015, porém, de acordo com o Portal ODM – site que monitora o desempenho dos objetivos em todo o país – três dificilmente serão alcançados: reverter a propagação da Aids, reduzir a mortalidade materna e garantir que 100% das crianças terminem o ensino fundamental. Ainda assim, o Estado segue com o melhor resultado do Brasil, próximo de superar o quarto objetivo.

Estabelecidos em 2000, os oito ODMs desdobram-se em 11 metas. Antes do prazo, Minas atingiu o ODM 1 – reduzir pela metade, até 2015, a população abaixo da linha da pobreza, tomando como parâmetro as estatísticas de 1991. O Estado também alcançou o ODM 4, que determina diminuição em dois terços na mortalidade de menores de 5 anos, e o ODM 7 – reduzir pela metade a população sem acesso a água potável e saneamento.

Minas, no entanto, não deve reduzir os índices de mortalidade materna. Segundo o Portal ODM, a Organização Pan-americana de Saúde recomenda até 20 óbitos de mães a cada 100 mil nascidos vivos. A taxa era de 36,09 em 2013.

O site ainda indica que o ODM 6 – combate à Aids – não foi cumprido, já que a incidência da doença não foi reduzida ou mantida constante nos últimos três anos contabilizados. Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, foram 2.603 casos de Aids em 2010, 2.787 em 2011 e 2.570 em 2012.

Por fim, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) mostram que as taxas de conclusão dos ensinos fundamental e médio no Estado são de 67% e 53,5%, respectivamente, impedindo o cumprimento do ODM 2. “As metas de educação, mortalidade materna e combate à Aids dificilmente serão alcançadas”, diz a coordenadora do Portal ODM, Diva Irene da Paz Vieira.

Resposta. Para o governo, sete dos oito ODMs foram cumpridos – e não somente os três reconhecidos pelo portal. O Estado afirma ter reduzido casos de Aids a partir de 2002, o que indica “refluxo de médio prazo”. Em relação ao ODM 2 (evasão escolar), o governo argumenta que a taxa de entrada na educação básica foi de 97,7% em 2009.

País

Previsão. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o país atingiu dois ODMs – reduzir a pobreza e a mortalidade infantil abaixo do recomendado – e deve alcançar outros quatro.

(O Tempo)