Mobilização na educação pela inclusão das reivindicações dos servidores das Superintendências Regionais de Ensino ao Projeto de Lei 1.504/15

Nessa segunda-feira (08/06), aconteceu, em todo o Estado, vigílias dos trabalhadores em educação das Superintendências Regionais de Ensino. A atividade foi uma forma de chamar a atenção e pressionar o governo do Estado pelo atendimento às reivindicações específicas que corrijam as distorções de carreira acumuladas ao longo dos últimos anos. Confiram as fotos das vigílias, que aconteceram em diversas cidades.

A vigília aconteceu simultaneamente em várias Superintendências.

As reivindicações foram apresentadas ao governo do Estado no dia 2 de fevereiro deste ano. Durante as negociações, que aconteceram de janeiro a maio, o Sindicato conseguiu garantir os mesmos reajustes que serão praticados para os professores, além dos reajustes anuais do Piso Salarial para os servidores das Superintendências e Órgão Central. No documento assinado entre o Governo e Sind-UTE/MG foi assegurada a negociação das distorções de carreira e, depois, conseguimos avançar em outras demandas que não foram contempladas no acordo assinado.

No dia 9 de maio, o Sind-UTE/MG promoveu plenária com os servidores de Superintendências para avaliar o processo de negociação e definir estratégias para as demandas específicas.  Na plenária foram definidas as reivindicações que seriam priorizadas. As mesmas foram apresentadas ao Governo no dia 11 de maio.  A partir daí, o Sindicato está trabalhando para que elas sejam incluídas no projeto de lei 1.504/15.

Nessa segunda-feira, a reunião do Sindicato foi com o Secretário-adjunto de Governo, Francisco Moreira e os deputados estaduais Rogério Correia e professor Neivaldo. O governo afirmou que ainda está estudando o impacto das tabelas, conforme reivindicado pela categoria.  Sobre as pendências no projeto de lei, conseguimos avançar para que os diretores aposentados apostilados possam fazer a opção pelo dobro da remuneração (se o cargo for de 24 horas).

Também avançamos na mudança do nome do cargo de Assistente Técnico Educacional para Técnico da Educação, na criação do nível VI nas carreiras de Assistente Técnico Educacional, Assistente Técnico da Educação Básica e Assistente da Educação, desmembrando a pós-graduação lato sensu e pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado). O Governo se comprometeu a dar os demais retornos até a próxima sexta-feira, dia 12 de junho.

Diante desta indefinição no que se refere às correções das tabelas salariais, a participação na próxima assembleia estadual, convocada para o dia 16 de junho, se torna mais importante.
Vigília da SRE Metropolitana C
Vigília da SRE de Janaúba