Mobilizações provocam adiamento da votação da PEC 68

Sindieletro-MG, CUT/MG, sindicatos CUTistas e FNU seguem mobilizados contra proposta que libera privatização da Gasmig e de outras estatais

Deputados da base de apoio ao governo de Minas Gerais adiaram a votação da PEC 68 para depois de agosto, na Assembleia Legislativa. A informação foi dada pelo jornal “Hoje em Dia”, edição desta terça-feira (22). A decisão foi tomada após as mobilizações da oposição e dos eletricitários que denunciaram que a Proposta de Emenda à Constituição libera a privatização da Gasmig, Cemig Distribuição e Cemig Geração e Transmissão, entre outras estatais, com apoio da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), sindicatos CUTistas e Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).

Se depender da oposição e do Sindieletro-MG,  a PEC 68 não vai a plenário. O recuo da base de apoio ao governo mineiro não significa vitória. Para o Sindicato, representa que a luta contra a privatização das estatais mineiras deve ser ainda mais ampliada e fortalecida. O Sindieletro defende o arquivamento da PEC e que a construção do gasoduto entre a região de Betim e Uberaba seja bancada pela Cemig ou pelo governo do Estado. Outra alternativa seria o financiamento pelo BNDES.

(Site Sindieletro-MG – 22/07/14)