Moção de apoio à greve do Sinte-SC

• 06/04/2015

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, vem a público manifestar seu incondicional apoio à greve dos/as trabalhadores/as da educação da rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina.

A CNTE defende a educação pública como direito inalienável da população brasileira. Para tanto, os governos precisam assumir suas responsabilidades, respeitando e valorizando trabalhadoras e trabalhadores que lutam diariamente pela construção de uma escola digna.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de Ensino do Estado de Santa Catarina – SINTE-SC, assume seu papel de defesa dos interesses da educação e dos direitos de seus trabalhadores. Essa responsabilidade enquanto entidade representativa de uma categoria de profissionais levou à greve que exige pagamento do reajuste integral do piso na carreira, não a incorporação da regência, contra a meritocracia incluída na proposta de pagamento do “incentivo sala de aula”, manutenção dos níveis de Ensino Médio e Licenciatura Curta na tabela salarial, com paridade entre ativos e aposentado, rejeição da MP 198 (fixa a remuneração básica do professor admitido em caráter temporário) e revisão da Lei 456 (admissão de pessoal por prazo determinado), reversão das demissões e o fim dos casos de perseguições, assédio e processos administrativos contra lideranças sindicais.

A CNTE endossa as exigências dos/as trabalhadores/as de Santa Catarina. A educação é um bem público, um direito a que todas e todos devem ter acesso. E o respeito pelos seus trabalhadores é item fundamental para a valorização do processo educativo conforme prevê a legislação e o exercício da justiça.

Brasília, 25 de março de 2015.

Roberto Franklin de Leão

CNTE Informa 716