Moção

MOÇÃO DE REPÚDIO AO ESTADO SIONISTA DE ISRAEL! PELO FIM DO GENOCÍDIO DO POVO PALESTINO!

Moção aprovada em assembleia geral da categoria no dia 29 de maio de 2024

Diante da escalada do genocídio promovido pelo Estado sionista de Israel, o Conselho Geral do Sind-UTE/MG, instância representativa dos trabalhadores(as) em Educação do Estado de Minas Gerais, reafirma sua mais profunda solidariedade ao Povo Palestino.

Não é uma guerra, é um genocídio. Já são mais de 37 mil mortos, em sua maioria crianças e mulheres. Dados divulgados recentemente registram mais de 35 mil palestinos mortos, 80 mil feridos e 2 milhões de desabrigados.

O povo palestino sofre há décadas com a ocupação, a opressão e a violência. O conflito entre Israel e Palestina é um dos mais antigos e complexos do mundo, envolvendo questões políticas, religiosas, territoriais e humanitárias. Desde 1948, quando Israel foi criado em terras palestinas, milhares de pessoas foram mortas, feridas ou deslocadas em guerras, ataques e violações dos direitos humanos.

Um procurador do Tribunal Penal Internacional (TPI) pediu, no dia 20 de maio, que seja emitido um mandado de prisão para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, por crimes de guerra e contra a humanidade em Gaza. “Com base nas provas recolhidas e examinadas pelo meu Gabinete, tenho motivos razoáveis para acreditar que Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro de Israel, e Yoav Gallant, ministro da Defesa, têm responsabilidade criminal por crimes de guerra e contra a humanidade cometidos no território do Estado da Palestina (na Faixa de Gaza) a partir de, pelo menos, 8 de outubro de 2023”, afirmou o TPI, com sede em Haia, em comunicado.

O Sind-UTE/MG condena veementemente as ações contra o povo palestino, que violam o direito internacional, configuram punição coletiva, crime de guerra e genocídio. Israel é um Estado ocupante que mantém um regime de apartheid sobre os palestinos, negando-lhes o direito à autodeterminação, à liberdade e à dignidade.

O Sind-UTE/MG se junta a milhares de entidades representativas da classe trabalhadora, do movimento sindical, social e popular de todo o mundo em apoio ao povo palestino, pelo cessar-fogo imediato e o fim dos bombardeios na Palestina. Não nos calaremos diante da injustiça e da violência!

Conselho Geral do Sind-UTE/MG – 29/05/2024