Movimentos sindical e sociais vão às ruas pela reforma do sistema político

Mobilização no Centro de Belo Horizonte coleta assinaturas e divulga o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana

Militantes e representantes de sindicatos e movimentos sociais, que fazem parte do Comitê Popular da Região Metropolitana de Belo Horizonte, realizaram nesta segunda-feira (7) a mobilização Plebiscito na Rua para a divulgação do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana da Reforma do Sistema Político. Além da distribuição de panfletos e do diálogo com a população da capital mineira, foram coletadas assinaturas por uma proposta de reforma política, que é complementar à consulta popular, segundo Cazu Shikasho, coordenador do comitê e integrante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

“A mobilização, que começou às 10 horas e se estendeu até as 19 horas, também aconteceu em outras cidades do interior de Minas Gerais e mais 12 Estados”, acrescentou Cazu. O Plebiscito Popular acontecerá na Semana da Pátria, no período de 1º a 7 de setembro.

Participaram da atividade Sindieletro-MG, Sind-UTE/MG, entre outros sindicatos CUTistas, MAB,  Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante  Popular da Juventude, movimentos das igrejas e estudantis e outras entidades. Nova plenária do Comitê Popular da RMBH está marcada para o próximo dia 15, às 19 horas, na Igreja São José, na Região Central de Belo Horizonte.

“Tem que haver uma pressão para mudar as coisas, para que este Brasil cresça mais. E o povo vai ganhar com esta mudança”, afirmou Manoel Santos, 68 anos, motorista aposentado que apoia o plebiscito e a Constituinte Exclusiva e Soberana da Reforma do Sistema Político. “Tem que ter reforma política, não pode mais ficar do jeito que está. Precisamos de educação e saúde de qualidade, de segurança pública. A roubalheira está grande. Veja o caso do viaduto que caiu na avenida Pedro I. Caiu porque priorizaram o lucro”, disse a técnica em cuidado de idosos de 55 anos.

(Site CUT/MG – 07.07.14 – Rogério Hilário)