Notícias

Movimentos Sindical e Social realizam, dia 22/09, ato de apoio ao Sind-UTE/MG, que vem sofrendo ataques da coligação do PSDB

• 19/09/2014

Além do ato, o presidente da Central Única dos Trabalhadores Nacional, Vagner Freitas concederá coletiva

Nesta segunda-feira (dia 22 de setembro), a partir das 18h, será realizado, em Belo Horizonte, um ato de apoio ao Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). O ato acontece no auditório do Sindicato dos bancários, à Rua dos Tamoios, 611 – Centro da capital.

A manifestação contará com a participação dos movimentos social, Sindical, estudantil, igrejas, pastorais e demais organizações em defesa do Sind-UTE-MG, que vem sofrendo ataques da coligação do PSDB.

Estamos vivendo aqui em Minas Gerais uma ditadura

“Minas Gerais é realmente um Estado de exceções. Por aqui, os poderes da República, que deveriam zelar pelos interesses públicos, zelam pelos interesses do grupo político que comanda o Estado.”

O Sind-UTE/MG sempre utilizou de veículos como jornais, outdoors e outros meios para dialogar com a sociedade e denunciar o descaso do governo de Minas para com a educação.

Porém, o candidato ao governo de Minas pela coligação encabeçada pelo PSDB, Pimenta da Veiga, vem acusando o Sind-UTE/MG de fazer propaganda eleitoral negativa e, com isso,” querem censurar as/os educadoras/es na Justiça: entraram com uma ação para proibir qualquer manifestação que tenha como pauta mostrar ao povo mineiro a realidade da péssima gestão na educação no Estado.”

Como disse Beatriz Cerqueira, professora, coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, “como é possível que, no período eleitoral, não se possa questionar, criticar, dizer sobre as condições da escola pública?

Querem nos colocar num lugar de invisibilidade, anulando o nosso papel de dizer as reais condições em que se encontram as escolas e seus profissionais. Como fica o debate democrático, se a população é impedida de conhecer a realidade?

É isso que o Tribunal Regional Eleitoral quer impor aos educadores mineiros: que fiquemos calados, que não critiquemos, que não demos a nossa opinião. Com essa prática prevalece a velha política do coronelismo: política é coisa para os profissionais, não para o trabalhador.”

O assunto é tema de coletiva do presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, que acontece na Sala de Imprensa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, às 14h.

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG