Movimentos social, sindical e estudantil fazem ato em apoio à greve dos eletricitários

Nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro, a greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Cemig completa 50 dias. Acontece agora pela manhã um grande ato em apoio à greve dos eletricitários promovido pelos movimentos social, sindical e estudantil.

Um dos episódios que chamaram a atenção na manhã de hoje, segundo o diretor do Sind-UTE/MG, Paulo Henrique Santos Fonseca, que juntamente com outros educadores participa do ato, foi a prisão do diretor do Sindieletro-MG, Moisés Acorroni. Mesmo com a tentativa de diálogo do coordenador-geral do Sindicato, Jefferson Leandro Teixeira da Silva, o dirigente sindical foi levado pelos policiais e, mais tarde,  liberado.

13-01-16-PRISAO-Moises

13.01.16-Ato-Movimentos-sociais-sindicais-002

13.01.16-Ato-Movimentos-sociais-sindicais-003

13.01.16-Ato-Movimentos-sociais-sindicais-001

13-01-16-solto-Moises-porta-Cemig

13-01-16-Paulo-fala-porta-Cemig

13.01.16-Ato-Movimentos-sociais-sindicais-002

Foto: Sind-UTE/MG

Quem luta, educa!

O diretor do  Sindieletro/MG, Jair Gomes Pereira Filho, agradece ao Sind-UTE/MG pelo apoio e divulgação da greve (fotos) das atividades de hoje, dia 13/01, na porta da Cemig, em Belo Horizonte, bem como a solidariedade manifestada pelos trabalhadores/as em educação de Minas Gerais à luta dos eletricitários. “Estamos muito agradecidos a vocês por essa força. Quem luta, educa!”, disse ele.

Concentração na Sede da CEMIG

Local: Av. Barbacena, nº 1200, Santo Agostinho.

convocacao-ato-Sede-13-01-16

Nesta terça-feira, dia 12, representantes de diversas entidades sindicais, entre elas o Sind-UTE/MG, movimentos sociais e estudantis estiveram reunidos na sede do Sindieletro-MG para discutir sobre o ato em apoio à greve dos eletricitários, que completa hoje 50 dias.

12-01-16-reuniao-no-Sindieletro-1

12-01-16-reuniao-no-Sindieletro-2

12-01-16-reuniao-no-Sindieletro--3

Fotos: Sindieletro-MG

Segundo informações do Sindieletro-MG, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) chamou os sindicatos para uma reunião nessa terça-feira, mas o que o Sindicato espera é que a empresa responda de fato a pauta afunilada da categoria, aprovada nas assembleias realizadas na última semana.

Neste período de greve, já foram realizadas diversas atividades de luta, de força e firmeza! Em Uberlândia, houve mais uma barricada, na UHE de Capim Branco. Houve paralisação dos trabalhadores da Usina, ato e passeata, em solidariedade à luta. Os eletricitários cobraram resposta da Cemig e o posicionamento do governador Fernando Pimentel de cumprir os compromissos que assumiu com a categoria, respeito, valorização, primarização e nenhuma retirada de direitos.

Nas Regionais Vale do Aço, Leste, Oeste e Mantiqueira aconteceram concentração e informes da greve nas portarias. Já na Norte, houve concentração e panfletagem na praça da rua Padre Augusto, no Centro. Hoje tem passeata.

Na Regional Metalúrgica, os eletricitários permanecem nas portarias e já realizaram vários atos e passeatas, ocupando ruas e avenidas.

(Fonte: Com informações do Sindieletro-MG)