Não se meta nas salas de aula, diz secretário da IE ao governo Temer

O secretário geral da Internacional da Educação (IE), Fred Van Leeuwen, mandou uma clara mensagem ao governo ilegítimo de Michel Temer, durante a fala de abertura do IV Encontro do Movimento Pedagógico Latino-Americano, que acontece no Centro de Convenções do Actuall Hotel, na região metropolitana de Belo Horizonte. Ao comentar sobre o projeto da escola sem partido, que tem sido debatido em todos os estados do Brasil nos últimos anos, ele disse: “Por favor, não se meta nas salas de aulas”.

Para ele, a escola sem partido é um projeto sem sentido algum. “É um voto de desconfiança injustificável contra os professores brasileiros”, destacou. Fred ressaltou ainda que a Internacional da Educação considera o professor, como defendia Paulo Freire, uma profissão para educar para a democracia, à liberdade e a justiça social.

O secretário observou que o educador deve deixar perfeitamente claro que tem o direito de usar o critério profissional para expor suas questões e “repudiar diretrizes curriculares que contrariam os fatos, falsifiquem a história e promovam a xenofobia e o ódio”.

Fred Van Leeuwen ainda lembrou que além da esquerda e da direita, existe o verdadeiro e o falso e que é responsabilidade dos educadores prepararem as futuras gerações para que saibam diferenciar uma coisa da outra.

O IV Encontro reúne cerca de 750 dirigentes sindicais de 21 países da América Latina e Europa, além de representantes dos sindicatos filiados à CNTE. A programação tem atividades até sexta-feira, 17.

Fonte CNTE