NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO

A reposição das paralisações convocadas pelo Sind-UTE/MG, em 2016, foi negociada entre o Sindicato e a Secretaria de Estado da Educação (SEE). Esta negociação resultou numa orientação através do Ofício Circular SB/SG/SEE 208/16. No entanto, identificamos uma postura de alguns inspetores estabelecendo regras para além do que foi negociado na tentativa de punir quem faz a luta coletiva.

Esclarecemos, mais uma vez, que não existe qualquer orientação por parte da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais obrigando os/as professores/as e demais trabalhadores/as em educação a cumprirem os dias escolares se estes forem utilizados para a reposição dos dias letivos, conforme autorizado em orientação da SEE.

Em reunião realizada com a Secretaria de Estado da Educação, no dia 20/12/16, esta situação foi relatada. O Sindicato foi esclarecido de que todos os questionamentos que foram feitos à Secretaria foram respondidos conforme o que foi pactuado. O Sind-UTE/MG encaminhará a relação de escolas que têm sido impedidas de realizar a reposição conforme acordado para que a SEE tome as providencias cabíveis.

Lamentamos a postura de autoritarismo, assédio moral e desrespeito para com a categoria, fatos esses que, infelizmente, têm acontecido. Os profissionais que agem desta forma foram beneficiados com os mesmos reajustes que as demais carreiras conquistaram em 2016, fruto da luta coletiva que agora tentam punir.

Orientamos aos/às trabalhadores/as em educação que façam as reposições conforme acordado.

Sind-UTE/MG