Nota de repúdio à exoneração da da diretora Adelaide da SRE Caxambu

A direção do Sind-UTE/MG Subsede Caxambu vem, por meio dessa nota, repudiar a exoneração da professora, Adelaide Maria Casas, então diretora responsável pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caxambu.

Acreditamos que sua exoneração vai contra o processo de democratização dos espaços educacionais que os trabalhadores em educação iniciaram ao final de 2014, quando nós realizamos uma plenária da categoria na região e que, após um amplo debate, a professora Adelaide foi eleita democraticamente.

Lamentamos ainda mais a forma como se deu a sua derrubada, fruto de negociações de bastidores, à mercê da vontade coletiva da categoria, com o intuito de apenas satisfazer os desejos políticos de partes descompromissadas com a democracia e com os interesses dos trabalhadores em educação da rede estadual.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE)  e o Governo de Minas dão provas de que o lema de campanha “Ouvir para governar” foi apenas uma frase sem efeito usado em período eleitoral.

Receamos que, pela forma como o novo gestor da SRE assume essa função, isso represente a diminuição dos espaços de diálogo que abertos desde 2015. Para quem conheceu e experimentou o autoritarismo e a intransigência de períodos anteriores, saberá o quanto poderemos perder. Esperamos que a nova gestão não repita essas péssimas experiências que comprometem a liberdade e a democracia na solução de problemas no processo educacional.

Nós, da direção do Sind-UTE/MG Subsede Caxambu, assinamos essa nota de repúdio. Porém, sabemos que a nossa opinião é compartilhada por diversos colegas da rede estadual em nossa região, como professores, funcionários e diretores de escolas.