O Sind-UTE/MG marca presença no Fórum Social Mundial Porto Alegre

No período de 19 a 23 de janeiro, acontece o Fórum Social Mundial (FSTemático 2016), em Porto Alegre (RS), com discussões sobre como:  educação popular, tolerância religiosa, globalização, diversidade e direitos humanos.

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) marca presença nessa edição, que é preparatória ao Fórum Social Mundial que acontecerá, de 09 a 14 de agosto deste ano, em Montreal, no Canadá. Na oportunidade, será realizado um balanço das lutas anticapitalista, bem como a discussão dos desafios das classes sociais populares e das mulheres e homens que desejam uma sociedade mais humana e fraterna.

Breve histórico do FSM

Conforme define sua Carta de Princípios, o Fórum Social Mundial é um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.

O Fórum Social Mundial (FSM) se reuniu pela primeira vez na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos. Esse Fórum Econômico tem cumprido, desde 1971, papel estratégico na formulação do pensamento dos que promovem e defendem as políticas neoliberais em todo mundo. Sua base organizacional é uma fundação suíça que funciona como consultora da ONU e é financiada por mais de 1.000 empresas multinacionais.

O Comitê Organizador do FSM 2001 foi formado por oito entidades brasileiras: Abong, Attac, CBJP, Cives, CUT, Ibase, MST e Rede Social de Justiça e Direitos Humanos.

Confira a programação do evento aqui: http://forumsocialportoalegre.org.br/

Fonte: Fórum Social de Porto Alegre