Os 35 anos do Sind-UTE/MG são relembrados no Outras Palavras, que faz também alertas contra a PEC 68

A história de lutas de um dos maiores e mais combativos sindicatos classistas do país, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) continua sendo recontada no programa Outras Palavras.

Neste domingo (13/07), na TV Band, das 7h às 7h:30,  continua a série de debates e depoimentos sobre essa trajetória deste Sindicato que, em 2014, completa 35 anos de existência.

Militante dessa história de muitas lutas e conquistas, Rosaura de Magalhães Pereira está no quadro Educação em Debate. Numa conversa com a coordenadora-geral, Beatriz Cerqueira, ela fala de tempos difíceis, mas, de muita união e coragem dos educadores mineiros, que se mantiveram coesos até mesmo no momento em que foi preciso unir forças para resistir à ditadura militar. Rosaura foi a primeira mulher a presidir a UTE e a estar a frente do Sind-UTE/MG.

No Atualidade, o coordenador-geral do Sindieletro-MG, Jairo Nogueira Filho, destaca a importância da mobilização de todos contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 68), do governo do Estado, em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Com essa PEC, o executivo quer liberar a privatização de subsidiárias da Cemig, (Gasmig, Cemig Distribuição, Geração e Transmissão); dar espaço para privatizações na Copasa e acabar com a exigência do referendo popular. Vale lembrar que o os eletricitários conquistaram, em 2001, a inclusão, na Constituição de Minas, de restrições à privatização da Cemig e da Copasa, prevista na PEC 50. Desde então, qualquer proposta de venda de estatais mineiras precisa ter lei específica e referendo popular.

Um afronta aos direitos sociais da classe trabalhadora, com prejuízos que vão desde a organização sindical, passando por salários rebaixados e condições de trabalho precárias, a terceirização volta a ser o tema do Momento CUT Minas. O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Minas, Hélder Santos Amorim, dá exemplos do quanto essa medida pode trazer prejuízos a todos.

Assista o Programa  Outras Palavras, uma produção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).