Outras Palavras, agora em novo horário: neste sábado, das 10h às 10h:30

O Programa Outras Palavras está em novo horário. Neste sábado (04/10), será exibido das 10h às 10h:30, na TVs Band Minas e Band Triângulo. No quadro Educação em Debate traz uma conversa da coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, com a secretária de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva, vice-presidenta da Internacional da Educação para América Latina (IEAL).

Fátima fala do trabalho desenvolvimento por entidades de representação sindical em mais de 146 países e diz que o verdadeiro Sindicato é aquele que se preocupa em ser cidadão. Com isso, além da pauta econômica, também luta pelas demandas da sociedade, a exemplo da educação pública de qualidade social. Ressalta ainda que a classe trabalhadora precisa colocar na ordem do dia a discussão da mulher no espaço de poder e nas instâncias sindicais, especialmente, na América Latina e que o programa DST/AIDS precisa avançar mais em determinados continentes como a África por exemplo.

No Momento CNTE, o Secretário de Finanças, Antônio Lisboa e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Roberto Frankilin Leão, abordam a reunião do Conselho Administrativo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que tem à frente o secretário de Relações Internacionais da CUT, João Felício. As reuniões acontecem em março, junho e outubro e, neste mês, os temas a serem discutidos são a regulamentação das multinacionais e a reformulação da OIT.

O Momento CUT/MG  fala sobre o Seminário Assédio Moral,  promovido pela Central, no Sindieletro/MG, em Belo Horizonte. Você vai saber a opinião de especialistas no assunto, como, a cubana, Lídia Guevara; Djalma de Paula Rocha, Secretário de Saúde do Trabalhador da CUT/MG e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de BH e Contagem; Plínio do Vale Saldanha, da Associação dos Empregados Públicos Estaduais da MGS em BH e Cristina Del Papa, coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes).

No Profissão Educador, Ivan Lomeu, diretor da Subsede Muriaé e servidor da Superintendência Regional de Ensino Muriaé conta que a Subsede foi pioneira no trato e denúncia de assédio moral. Já a educadora, Marilde Rodrigues Campos, servidora da SRE de Almenara e diretora Sind-UTE/MG denuncia que está vivendo as angústias do assédio moral.

Um encontro para ficar na história do Sind-UTE/MG. Foi assim que os educadores de Minas gerais definiram a VII Conferência Estadual da Educação. Na última reportagem da nossa série, você acompanha no Atualidade as informações sobre o lançamento do livro Sindicalismo docente: perspectivas e desafios e a mesa de debates que discutiu o tema: Uma outra Educação para Minas é Possível: o olhar do Movimento Social, com Frederico Santana, cientista social e integra a articulação de movimentos sociais Quem Luta Educa; Jairo Nogueira Filho, Secretário Geral da CUT Minas, Sônia Rozeno, Pedagoga da Terra, do Setor Estadual de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/MG), Ércio Sena, ex-diretor do Sind-UTE/MG e coordenador do departamento de comunicação da PUC-Minas, e Lincoln Emmanuel,  da AMES e Priscilla Araújo, coordenadora estadual do Levante Popular da Juventude.

Os educadores também tiram uma carta-documento do encontro, com ações propositivas e voltaram para casa com muitos ensinamentos, entre eles, conhecimentos que não cabem em livro, do mestre Miguel Arroyo, professor emérito da UFMG e se divertiram n momento cultural, com o ator humorista e comediante, Carlos Nunes.

O Programa Outras Palavras é uma produção do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Não perca!

Compartilhe nas redes:

Nenhum resultado encontrado.