Parlamento Juvenil do Mercosul começa a selecionar estudantes

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, recebe a partir desta quarta-feira, 4, até 7 de junho os 81 jovens selecionados para a etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Cada unidade da federação será representada por três estudantes e o colegiado selecionará os 27 representantes brasileiros para a etapa internacional.

O Parlamento Juvenil do Mercosul promove a participação de estudantes do ensino médio público dos países membros do bloco – Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela –, servindo como espaço para encontro e diálogo entre os jovens. Destinado a alunos com idade entre 14 e 18 anos, o PJM discute temáticas de interesse comum e com foco na formação política e cidadã da juventude. Um exemplo é o tema O ensino médio que queremos, debatido a partir dos eixos de inclusão educativa, gênero, jovens e trabalho, participação cidadã dos jovens e direitos humanos.

Os participantes foram selecionados em uma etapa estadual, em que as secretarias de educação estaduais e do Distrito Federal realizaram encontros para a seleção de três estudantes indicados ao Ministério da Educação: um do sexo masculino, um do sexo feminino e um jovem que represente a diversidade brasileira, escolhido entre estudantes negros, indígenas, moradores de comunidades populares, moradores das áreas rurais ou pessoas com deficiência.

No encontro nacional, os estudantes escolherão um representante por estado, por meio de voto.  Os alunos selecionados representarão o Brasil nos encontros internacionais do PJM. O primeiro destes encontros está previsto para ocorrer em agosto, em Buenos Aires, Argentina.

(Site MEC – 02.06.14 – Assessoria de Comunicação Social)