Plenária da CUT/MG define luta contra o PL 4.330 como prioridade

Atividades serão concentradas no combate à terceirização tanto em seminários, atos, no 1° de Maio e no 6° Encontro Estadual dos Movimentos Sociais

Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), de sindicatos CUTistas e de movimentos sociais definiram a organização e as estratégias para as próximas agendas, voltadas para as lutas contra o projeto de lei 4.330 e atividades do 1° de Maio, Dia do Trabalhador, em Plenária realizada na tarde desta segunda-feira (27), no auditório da sede da CUT/MG. O foco principal em todas as agendas será o combate ao projeto da terceirização sem limites, que pode ser encaminhado ao Senado, depois de ser aprovado na Câmara do Deputados. A luta estará concentrada na pressão aos senadores, a atos de rua, no convencimento da classe trabalhadora e da sociedade sobre os prejuízos que a terceirização pode causar – desemprego, morte, mutilações, redução dos salários, aumento da jornada de trabalho, o fim dos concursos públicos, por exemplo – e na construção de uma greve geral.

Na Plenária ficou acertada a participação de todos no Debate sobre Segurança e Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e na Audiência Pública no Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, nesta terça-feira (28); na Missa do Trabalhador, em Contagem; no Seminário sobre Terceirização, quinta-feira (30), às 19 horas, na Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG; na X Jornada de Debates do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), na quarta-feira (29); e no 6° Encontro dos Movimentos Sociais, de 30 de abril a 2 de maio, na Assembleia Legislativa. CUT/MG e sindicatos CUTistas também estarão presentes nas assembleias gerais de educadores e educadoras, na quarta-feira (29), e de trabalhadores e trabalhadoras da saúde, nesta terça-feira (28), convocadas pelo Sind-UTE/MG e pelo Sind-Saúde/MG. As duas categorias podem deflagrar greve por tempo indeterminado.

Participaram da Plenária representantes dos metroferroviários, dos bancários, dos petroleiros, educadores, dos trabalhadores em processamento de dados, em telecomunicações, dos Correios, da saúde, da educação, do saneamento, eletricitários, dos servidores e servidores públicos municipais de Belo Horizonte, entre outras categorias. A atividade foi coordenada pelo secretário-geral da CUT/MG e coordenador geral do Sindieletro-MG, Jairo Nogueira Filho. Também representaram a Central a secretária de Organização e Política Sindical, Lourdes Aparecida de Jesus Vasconcelos; o secretário de Relações do Trabalho, Marcos de Jesus Leandro; o secretário de Meio Ambiente, José Maria dos Santos; e o secretário de Comunicação, Neemias Rodrigues.

(Site CUT/MG – Rogério Hilário – 27/04/15)