Prefeitura de Belo Horizonte admite atender interesses da Guarda Municipal

Em reunião realizada nesta segunda-feira (19), na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com a presença do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Israel Arimar, membros da comissão que representa os guardas municipais (GMBH) junto ao Sindicato, secretários de Planejamento e Recursos Humanos, Tiago Greco e Gleison Pereira, além da gerente de Pesquisa e Relações do Trabalho (Gert), Waleska Moreira, e do assessor jurídico da PBH, Flávio de Souza; a prefeitura reafirmou a intenção de armar parte da Guarda Municipal e conceder porte de arma para toda a corporação.

De acordo com os representantes da PBH, o atraso no processo de armamento da GMBH se dá em razão da recente mudança de gestão no governo estadual. A prefeitura colocou-se também à disposição para discutir as adequações do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) da categoria em conformidade com o Estatuto Nacional das Guardas Municipais (Lei Federal 13022/14). No entanto, fez ressalvas quanto ao tempo de necessário para ocupação de todos os cargos da GMBH por servidores efetivos da corporação.

O secretário municipal de Planejamento propôs, durante a reunião, aos trabalhadores uma visita conjunta, com a participação de guardas municipais e representantes da PBH a Curitiba (PR), onde a Guarda Municipal já é armada e conta com estrutura própria, inclusive de treinamento. A capital paranaense poderá ser utilizada como modelo durante o processo de armamento da GMBH.

O Sindibel solicitou aos representantes do governo que se manifestem formalmente sobre as demandas apresentadas. Os secretários informaram que irão se reunir com o prefeito, ainda nesta segunda-feira (19), e a PBH irá emitir uma nota oficialmente antes da assembleia geral da categoria, prevista para a próxima quarta-feira (21), às 9 horas, na Praça da Estação.

(Site Sindibel – 19/01/15)