Primeiros tecnólogos em Processos Escolares do Brasil se formam pelo IFAC

“Nós somos pioneiros. Tivemos a graça de passar no primeiro vestibular e somos a primeira turma de tecnólogos em Processos Escolares no Brasil. Eu fico muito orgulhosa e feliz pelo estado do Acre”. Essas foram as palavras de Arimailde da Cunha, graduada em Tecnologia em Processos Escolares pelo Instituto Federal do Acre (IFAC). Arimailde faz parte da primeira turma de profissionais nesta área que tiveram a formatura realizada na noite de quinta-feira, 19, no auditório da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em Rio Branco.

O auditório estava lotado com os familiares, amigos e professores que prestigiaram a solenidade. No total, o IFAC formou 37 profissionais em Processos Escolares, que em sua maioria já atuam nas redes municipal e estadual de educação. O curso superior foi ofertado pelo IFAC Campus Rio Branco, mas também é oferecido pelo Campus Cruzeiro do Sul que deve formar a primeira turma em breve.

“A escola não é só aquela que ensina. Hoje ela tem a missão de educar e a educação não se restringe à sala de aula”, destacou o coordenador do Profuncionário e um dos idealizadores do curso de Processos Escolares, João Antônio Cabral de Monlevade. Segundo o educador, o Brasil está de olho nos profissionais que serão referência pelo pioneirismo no país. Ele foi aplaudido de pé pelos presentes.

O diretor geral do Campus Rio Branco, Paulo Roberto Souza destacou que o curso oferece uma formação ampla dos profissionais não docentes nas escolas, que estudam disciplinas sobre alimentação escolar, biblioteconomia, entre outras. A pró-reitora de Ensino substituta, Arteme Vasconcelos também ressaltou a importância da formação em Tecnologia em Processos Escolares pela sua abrangência. “São profissionais formados não apenas para funções burocráticas nas escolas, mas educadores completos”.

No auditório, a patronesse das turmas, Profa. Dirlei Fachinello acompanhou a cerimônia emocionada. Também prestigiaram a formatura, o secretário de Funcionários da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Edmílson Lamparina e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (SINTEAC), Rosana Nascimento.

Tecnologia em Processos Escolares – O IFAC foi a primeira instituição no Brasil a ofertar o curso no ano de 2012, pela Resolução IFAC Nº32/2011. A oferta do curso foi resultado de um esforço conjunto envolvendo várias instituições, como o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Secretaria de Educação do Estado do Acre (SEE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC) pela a valorização dos profissionais não docentes em educação.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, a intenção da Confederação é estruturar, organizar e contribuir para que os cursos de formação de nível superior sejam oferecidos mais amplamente: “A formatura da primeira turma de nível superior de funcionários é um passo importante, é um exemplo importante e isso motiva muito os funcionários e os trabalhadores em educação de uma maneira geral a lutarem pela sua valorização”.

(Portal IF-Acre com CNTE – 20/11/2015)