Programa Roda de Conversa

O Programa Roda de Conversa, do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) dessa semana aborda sobre futebol feminino e a 9ª edição da Copa do Mundo Feminina, que teve início no último dia 20 de julho de 2023, na Austrália e na Nova Zelândia.

A Seleção Brasileira Feminina teve uma estreia brilhante ao golear o Panamá por 4×0, com um “hat trick” de Ary Borges.

Janaina Gonçalves, jornalista e colaboradora da cobertura da Copa Feminina no Brasil de Fato Minas e Liliam Daniela, socióloga e militante do Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), que participa do projeto BDF em campo, estiveram conosco.

Liliam compartilhou a motivação por trás do projeto BDF em campo durante a Copa do Mundo Feminina: incentivar a presença de mulheres na cobertura do futebol, criando conteúdo e ampliando a voz feminina nesse cenário esportivo.

Acreditando na importância de promover a igualdade de gênero, elas se uniram com o propósito de dar mais visibilidade ao futebol feminino.

Janaina, além de jornalista, também é jogadora de futebol nas horas vagas, atuando como zagueira e meio-campista. Ela ressaltou a mentalidade defensiva necessária para ocupar essas posições em campo, em que a margem de erro precisa ser baixa para evitar gols adversários.

As duas convidadas também discutiram o papel crucial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em incentivar a Seleção Brasileira Feminina. Destacaram a importância da treinadora Pia Sundhage, que preparou o time nos últimos 4 anos para a competição de forma sólida e coletiva.

Marta, a maior artilheira da história das Copas (entre homens e mulheres), também foi exaltada por sua liderança e inspiração para toda a equipe.

Enquanto a estreia brilhante do Brasil trouxe confiança, ambas concordam que na Copa do Mundo não existem jogos fáceis, e é fundamental que o Brasil mantenha a tranquilidade e confiança para obter bons resultados ao longo do torneio.

Por fim, Janaina expressou seu otimismo em relação ao desempenho da Seleção Brasileira Feminina, esperando que a equipe avance para a fase de grupos e possivelmente enfrente os Estados Unidos em uma partida que será histórica.

O Sind-UTE/MG, por meio de suas convidadas engajadas e conhecedoras do futebol feminino, reforça a importância de apoiar e valorizar as mulheres no esporte, criando um ambiente inclusivo e representativo para o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil e no mundo.