Proposta do TRT-MG deve ser submetida a trabalhadores e trabalhadoras da Copasa

• 28/08/2014

Categoria mantém mobilização para garantia de evolução da proposta final da empresa

Uma tentativa de conciliação em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) buscou o entendimento entre os trabalhadores, representados pelo Sindágua, Senge e Saemg, e a Copasa, visando à assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2014.

Apesar de concordar em levar a proposta para apreciação dos trabalhadores em assembleia, a direção do Sindágua criticou a postura da empresa, que insiste em não admitir na proposta conciliatória o não desconto dos dias parados.

A proposta apresenta é a seguinte:

1) Reajuste de 5,82% pelo INPC nos salários e dos benefícios;

2) Ganho real de 1% nos salários ou isenção do desconto da cesta básica;

3) Reajuste de 10% sobre o tíquete refeição;

4) Garantia de que nenhum trabalhador receberá menos do que 70% da gratificação de desempenho institucional (GDI), ou seja, 11,55%na medição durante seis meses (até fevereiro de 2015);

5) Constituição de comissão com participação de um representante do sindicato, para estudo de revisão da tabela do PCCS, com prazo de 90 dias;

6) Pagamento integral das duas parcelas da Participação nos Lucros (PL) de 2014 em abril de 2015;

7) Pagamento das diferenças retroativas a maio/2014 de uma só vez na folha de setembro/2014.

Antes mesmo de apresentar esta proposta conciliatória do TRT-MG às assembleias em todo o Estado, o Sindágua fará uma reunião com a Diretoria Plena, para encaminharmos o maior esclarecimento e mobilização dos trabalhadores. Entendemos que o diálogo aberto é a melhor opção para que tenhamos uma proposta acabada e passível de aprovação pela categoria em assembleia.

Continuamos nosso processo de mobilização e aguardamos a evolução da proposta final para submetermos aos trabalhadores.

(Site Sindágua-MG – 26.08.14)

Multimídia

Newsletter Sind-UTE/MG