Notícias

Rede de Mulheres Latino-Americana aprova moção de apoio às ocupações e repúdio à violência

• 31/10/2016

A Rede de Mulheres da Internacional da Educação para a América Latina – IEAL, reunida em Encontro da Rede de Mulheres da Região Cone Sul e Andina, em São Paulo, dias 26, 27 e 28 de outubro de 2016, REPUDIAM as ações extremistas de grupos fascistas que ameaçam e violentam estudantes que lutam contra a reforma autoritária do ensino médio, caracterizada pela Medida Provisória 746, e contra a PEC 241, que retirará bilhões de reais do orçamento da educação pública, incentivando a privatização das escolas brasileiras e a terceirização de seus profissionais.

Em todo país já são mais de 1000 escolas, universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia ocupados por estudantes, que não concordam com a pauta autoritária, reacionária e entreguista do governo golpista de Michel Temer, apesar de ignorados pela grande mídia.

Os estudantes lutam por direitos consagrados na Constituição e se manifestam pacificamente ocupando as escolas em que estudam. E precisam ser respeitados pela sociedade e pelo Poder Público.

Neste sentido, é inadmissível que os governos federal, estaduais, distrital e municipais do Brasil não tomem providências contra atos violentos e fascistas que atentam contra a integridade psíquica e física dos estudantes das escolas públicas, permitindo que medidas fascistas ganhem repercussão na sociedade.

O preconceito, a intolerância e o ódio ideológicos não podem ser alimentados pelo Poder Público, sob pena de o tecido social esgarçar-se a ponto de comprometer a paz social.

Diante da violência praticada por grupos fascistas, que tem inclusive danificado escolas e causado prejuízo aos cofres púbicos, a Rede de Mulheres da região Cone Sul e Andina, exigem medidas dos governos das três esferas administrativas, no sentido de respeitar a organização pacífica dos estudantes das escolas públicas e de coibir as ações de grupos extremistas, incluindo as práticas autoritárias de agentes do próprio Poder Público.

São Paulo, 28 de outubro de 2016
Entidades Presentes:

SUTEP/PERU, FUNTEP/URUGUAI, FENAPES/URUGUAI, CTEUB/BOLÍVIA, CONMERB/BOLÍVIA, ASPU/COLÔMBIA, AJUNJI/CHILE, CONFEMUCH/CHILE, UNE-SN/PARAGUAI, OTEP/PARAGUAI, IEAL/COSTA RICA, CONTEE/BRASIL, PROIFES/BRASIL, CNTE/BRASIL e suas entidades afiliadas: APP/PR, APEOESP/SP, AFUSE/SP, CPERS/RS, SINTE/SC, SINDIUPES/ES, APLB/BA, SINTESE/SE, SINDIPEMA/Aracaju SINTEAL/AL, SINPROESEMMA/MA, SINTE/PI, SINTER/RR, SINTERO/RO, SINTEAM/AM SINTEP/MT, FETEMS/MS, SINPRO/DF, SAE/DF, SINTEGO/GO e SIND-UTE/MG

rede_de_mulheres_banner_site

Fonte: CNTE